Justiça do Trabalho de Portas Abertas: TRT-14 recebe acadêmicos de direito da Faculdade Unisapiens

Estudantes conheceram de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho e a história do Tribunal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) recebeu estudantes de Direito da Faculdade Unisapiens de Porto Velho, por meio do programa "Justiça do Trabalho de Portas Abertas". A visita foi acompanhada pelas professoras Jennifer Alves Rates Gomes e Denise Torquato.

Recepção e contextualização histórica

Os estudantes foram recebidos pela servidora da Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória (CGDAM), Lídia Barbosa, no dia 30 de outubro. Durante a visita guiada, conheceram acervos documentais, objetos históricos e fotografias que retratam a trajetória da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre, desde sua instalação, em 28 de novembro de 1986 até os dias atuais.

O grupo também visitou o Memorial do TRT-14 e percorreu outros setores do Tribunal. Guiados pelo diretor de Secretaria do Polo Regional de Porto Velho, Eduardo Morais da Costa, estiveram no Plenário, onde são realizadas as sessões administrativas e judiciais.

No Fórum Trabalhista, a recepção ficou por conta do diretor do Polo Regional de Porto Velho (RO) e titular da 1ª Vara do Trabalho, juiz Celso Antonio Botão Carvalho Júnior e da juíza substituta Lorainy de Souza Porto da Luz.

O participante Arlindo Júnior, acadêmico do 1° período de Direito, destacou a relevância da visita. “Estar hoje aqui no TRT da 14ª Região é uma experiência muito enriquecedora. É interessante ver na prática como os processos realmente acontecem. Isso desperta ainda mais a vontade de aprender para futuramente vivenciar a profissão,” afirmou Arlindo.

A visita faz parte do programa de responsabilidade socioambiental do TRT-14, "Justiça do Trabalho de Portas Abertas". A iniciativa busca aproximar a sociedade e as instituições de ensino da realidade do Judiciário Trabalhista, promovendo a cidadania e a maior compreensão sobre seu funcionamento.


Secom/TRT-14 (Naiara Silva, sob supervisão Secom) 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post