Justiça do Trabalho presta atendimentos a indígenas e à população de Feijó (AC) em edição do Projeto Cidadão
Junto com diversos parceiros, ação social de promoção da cidadania de iniciativa do TJAC registrou 1.390 atendimentos
A Justiça do Trabalho foi um dos principais parceiros da edição do Projeto Cidadão realizado nos dias 4 e 5 de agosto, no município de Feijó (AC), distante cerca de 365 km da capital Rio Branco (AC). A ação social de iniciativa do Poder Judiciário do Estado do Acre levou a indígenas e população em geral diversos serviços nas áreas social, jurídica e de saúde.
Na quinta-feira (4/8), os atendimentos iniciaram na Aldeia indígena Morada Nova, em meio ao bailado da dança do mariri que recepcionou autoridades, servidores e colaboradores de instituições parceiras. Presente pela primeira vez na aldeia da etnia shanenawá, o juiz Auxiliar de Precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e titular da Vara do Trabalho de Feijó, Vicente Angelo Silveira Rego, realçou o papel da JT no atendimento à população indígena. ““É uma satisfação muito grande vir pela primeira vez nessa nação indígena e quero dizer que a Justiça do Trabalho está à disposição de vocês para atender e orientar sobre qualquer demanda trabalhista”, registrou.
“A Justiça do Trabalho sempre foi conhecida como justiça social e ela deve voltar especialmente para os povos hipossuficientes, na proteção e na manutenção de seus direitos”, completou o magistrado.
Pela JT, com o apoio de servidores, foram realizados atendimentos e orientações sobre atermação, consulta processual, de como acessar as plataformas digitais do TRT-14 e como utilizar a assistente virtual Raíra para obter todas as informações necessárias para usufruir dos serviços online disponíveis.
Já nesta sexta-feira (5/8), a ação social aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Severino Cordeiro, alcançando o total de 1.390 atendimentos, dentre emissão de documentos e serviços prestados nas áreas jurídica, de saúde e assistência social.
As atividades tiveram a participação direta também da desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e coordenadora do Projeto Cidadão, Eva Evangelista de Araújo Souza, da juíza Auxiliar da Presidência do TJAC, Andrea Brito, do promotor de Justiça de Feijó, Rafael Maciel, e do prefeito do município, Kiefer Cavalcante.
A ação contou com apoio também de diversas instituições integrantes do Sistema de Justiça (Ministério e Defensorias Públicas), secretarias municipais e estaduais de assistência social, assim como, órgãos públicos federais e cartórios extrajudiciais. A edição do Projeto Cidadão em Feijó foi financiada com recursos do convênio existente entre o TJAC e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (n.°402/2020).
Secom/TRT14 (Luiz Alexandre, com informações do TJAC | Fotos: TJAC e parceiros)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.