O impacto das novas tecnologias no judiciário foi destaque em Encontro Hispano-brasileiro
Realizado de 1º a 3 de março, na cidade de Cáceres (Espanha), o Encontro marcou a abertura do ano letivo da Ejud-14
Encerrado na última sexta-feira (3/3), na cidade de Cáceres (Espanha), o “I Encontro hispano-brasileiro Lebrón de Quiñones de Prática Jurídica: Tecnologia e Sistema Judiciário”, abordou os impactos das novas tecnologias no judiciário. O evento foi promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-14), em parceria com a Ejud do TRT da 24ª Região (MS), a Real Academia de Jurisprudência e Legislação de Extremadura (Espanha) e o Superior Tribunal de Justiça de Extremadura (Espanha).
O Encontro também marcou a abertura do ano letivo da Ejud-14. Um dos destaques da programação foi a celebração de um convênio com a Academia de Jurisprudência. O evento também foi fundamental para a promoção de um intercâmbio de experiências e conhecimento.
Na ocasião, o TRT-14 avançou para a viabilização de um Acordo de Cooperação com o TRT-24, o qual está em vias de assinatura e visa estabelecer parceria entre os dois Tribunais para a cooperação mútua na execução do Projeto “Atena Jus: a internacionalização do conhecimento”.
O projeto tem o objetivo de fortalecer suas relações e difundir os instrumentos internacionais para a promoção e defesa dos Direitos Humanos, Sociais e Jurídicos, em dimensão institucional e social, incluindo a adoção de programas de intercâmbio entre as instituições, ações concretas de ensino e divulgação desses mecanismos no espaço acadêmico, bem como a cooperação com as atividades de ambas as instituições.
Sobre o encontro
O evento começou na quarta-feira (1º) e foi realizado de forma presencial com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Pelo TRT-14 estiveram presentes, a vice-diretora da Ejud-14, juíza do Trabalho Fernanda Antunes Marques Junqueira, o juiz do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Rolim de Moura (RO), José Roberto Coelho Mendes Júnior, e o servidor Rafael Miaki.
A ocasião simbolizou o primeiro fruto do acordo técnico firmado no ano de 2022, com a Real Academia de Jurisprudência e Legislação de Cáceres (Espanha) e teve como público-alvo: magistrados, magistradas, servidores e servidoras e a sociedade em geral.
O Encontro trouxe diversas palestras e debates acerca da temática das novas tecnologias e seu impacto direto e indireto no sistema judiciário e no acesso a ele. Contou com temas ministrados por especialistas brasileiros e espanhóis de alto nível na aplicação e desenvolvimento tecnológico na área judiciária, além de pessoas que vêm sendo referência na prática cotidiana das tecnologias nos espaços forenses.
Secom/TRT14 (Ana Paula Pôjo | Fotos: Colaboração)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.