Palestras de Karnal e Elarrat confirmam sucesso de parceria entre Ejud/TRT-14, ESCon/TCE-RO e Emeron/TJ-RO

Palestras de Karnal e Elarrat confirmam sucesso de parceria entre Ejud/TRT-14, ESCon/TCE-RO e Emeron/TJ-RO 



A parceria firmada entre a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14 - RO/AC), Escola Superior de Contas (ESCon) do Tribunal de Contas (TCE-RO), a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) do Tribunal de Justiça (TJ-RO) rendeu com sucesso o Webinar  “Encontro de Pensadores: uma reflexão sobre a pandemia e a humanidade”, realizado na terça, 2 de março.

Na oportunidade, agentes públicos das três instituições envolvidas puderam acompanhar, de modo online em razão dos cuidados e prevenção à pandemia, apresentações dos renomados palestrantes: o historiador e apresentador de “talk show” na CNN Brasil, Leandro Karnal, e o professor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Jorge Elarrat.

A abertura oficial do evento foi feita pelos representantes das três instituições promotoras: a presidente do TRT-RO/AC e diretora da Ejud14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, o presidente da ESCon, conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra e o juiz de Direito do TJ-RO, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, representando o diretor da Emeron, desembargador Miguel Monico Neto.

A desembargadora Maria Cesarineide, presidente do TRT e diretora da Ejud14, ressaltou a relevância de trazermos boas reflexões sobre o momento que estamos vivendo, a resiliência e os cuidados de todos são de fundamental importância para que possamos superar os desafios que a pandemia e as adversidades nos impõem, ressaltou Cesarineide.

Em comum, os representantes destacaram a proveitosa e frutífera iniciativa de realização do Encontro de Pensadores. “Que seja o início de uma caminhada entre as instituições em busca do aperfeiçoamento de seus integrantes”, disse a desembargadora Cesarineide, enquanto o juiz Edenir destacou “a participação da Emeron no evento, considerando a temática relevante e urgente a ser debatida, qual seja, a pandemia e seus reflexos para toda a humanidade”.

O conselheiro Wilber Coimbra, ao falar da importância da participação da ESCon no webinário, falou da oportunidade que o encontro oferece para uma reflexão maior: “Um olhar para dentro de si e para além de si, sob uma perspectiva empática, e assim possamos irmanados na dor, porque a cada instante temos famílias enlutadas, ter uma perspectiva de um futuro mais assertivo e melhor para todos nós”.

Palestrantes

A primeira palestra do Encontro de Pensadores, intitulada “O efeito da pandemia na humanidade no atual quadro da história”, foi proferida pelo professor Jorge Elarrat.

Ao falar da capacidade de resiliência historicamente demonstrada pela humanidade, especialmente no enfrentamento a duas guerras mundiais e uma pandemia na metade do século passado, Elarrat citou três pilares que, segundo ele, foram perdidos ao longo do tempo.

“O primeiro é a experiência de fé, pois a espiritualidade é essencial para que o homem consiga ter forças, e perdemos isso. O segundo pilar é a queda forte que tivemos na segurança pública no Brasil e no mundo como um todo. E ainda uma terceira condição: as redes sociais, que, em que pese o avanço, têm servido para isolar as pessoas, que estão perdendo a oportunidade do contato físico”, acentuou Jorge Elarrat.

Na sequência, foi a vez de Leandro Karnal, com a palestra “O mundo pós pandemia”, na qual, possibilitou reflexões sobre a aceleração das mudanças vivenciadas; o reconhecimento de que a busca por conhecimentos deve ser um processo contínuo: “Não basta ser bem informado, é imprescindível continuar bem informado”; as áreas e aspectos do conhecimento mudam, os valores são perenes.

Karnal ainda destacou a necessidade de desenvolver resiliência, empatia, otimismo e estratégia para o enfrentamento e a superação deste momento tão difícil.

 


Secom/TRT14  c/colaboração da Ascom do TCE-RO e Emeron

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post