Precatório Zero certifica entes públicos que honraram com seus pagamentos

Na sexta-feira (19/08), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) entregou o "Certificado Precatório Zero" aos entes públicos que estão em dia na Justiça do Trabalho com o pagamento de precatórios. A solenidade aconteceu no auditório do TRT14 com a presença de prefeitos de ambos os estados, representantes de autarquias e fundações, e do Estado de Rondônia, bem como acadêmicos de Direito.
Ao fazer a abertura do evento, a Desembargadora do Trabalho Vania Maria da Rocha Abensur, representando a Presidência do Tribunal, deu as boas vindas e destacou que mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas com os créditos alimentícios depois que o TRT instituiu o Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios, hoje denominado Juízo Auxiliar de Solução de Conflitos, Precatórios e Apoio à Execução (Jasconpe). A unidade coordena e acompanha os convênios de cooperação técnica assinados com entes públicos como os governos estaduais, municípios, fundações e autarquias de Rondônia e Acre.
Antes das certificações, o coordenador do Jasconpe, Juiz do Trabalho Edilson Carlos de Souza Cortez fez a palestra inicial com o tema "O Novo CPC e a Execução contra a Fazenda Pública". Em seguida, o Juiz de Direito Titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho/RO, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, falou sobre o "Regime Especial de Precatórios".
Ao final, 55 entes públicos foram agraciados com o Certificado Precatório Zero. Em Rondônia, além do Estado, 43 municípios receberam o reconhecimento. Do Acre, o Precatório Zero foi concedido a seis municípios. Seis autarquias/fundações também foram contemplados.
Para o Procurador do Estado de Rondônia, Leri Antônio Souza Silva, o Precatório Zero tem um significado muito importante. "O Governo vem cumprindo com a sua obrigação, fazendo o pagamento dos precatórios, não só no TRT, mas também na justiça comum", acentuou.
Ao receber o Certificado pelo segundo ano consecutivo, o vice-prefeito do município de Cruzeiro do Sul (AC), José Delmar Santiago, falou com orgulho da gestão que fechará o mandato sem dever nenhum precatório. "Logo que assumimos a Prefeitura verificamos alguns precatórios vencidos. Então, fizemos um acordo com o Tribunal. Tem sido muito importante, principalmente, para os trabalhadores que esperavam por muito tempo para receber esses créditos da Prefeitura, e nós, dentro de um planejamento, resolvemos nos primeiros quatro anos pagar todos os precatórios. Agradecemos a compreensão e parceria do TRT. Graças à Deus estamos deixando a Prefeitura com precatório zero", declarou.
Balanço de 2015
De acordo com o relatório anual do Juízo Auxiliar de Solução de Conflitos, Precatórios e Apoio à Execução, em 2015 foram pagos na Justiça do Trabalho 207 processos, que somam R$ 13,3 milhões de reais.
No total, 678 pessoas foram beneficiadas nos estados de Rondônia e Acre com o recebimento dos créditos.
Ascom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte
atualizado no dia 29/8/2016 às 10h05m