Servidores do TRT/RO-AC recebem treinamento sobre a plataforma que gerencia ativos patrimoniais e materiais de consumo
Gestores das áreas de almoxarifado e patrimônio, controle interno, informática e setores com grande movimentação de bens do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT/RO-AC) participam no período de 22 a 26 de abril de 2019 de treinamento sobre o Sistema de Controle de Material e Patrimônio (SCMP).
Promovido pela Escola Judicial do Tribunal (EJUD14), o curso é ministrado pelo servidor lotado no setor de desenvolvimento de TI do TRT/MS Fabiano Ricardo de Oliveira Bellesia.
Durante cinco dias, os servidores conhecem as boas práticas e as funcionalidades básicas do SCMP, entre elas o gerenciamento dos ativos patrimoniais e os materiais de consumo utilizados pelas unidades administrativas e judiciais, a movimentação de materiais permanentes e as requisições de todos os materiais em estoque no almoxarifado do Regional.
Bellesia ressalta que o SCMP é uma ferramenta intuitiva e o TRT/RO-AC a utilizou durante quatro anos sem treinamento e está incluído entre os quatro tribunais multiplicadores. "Se fizeram isso, podemos citar o TRT/RO-AC como referência por utilizarem o sistema durante todo esse tempo sem o treinamento gerencial que estão tendo agora".
"Já utilizamos o sistema desde 2015, porém sem nenhuma visita técnica do desenvolvedor, esse treinamento que está ocorrendo agora, vai consolidar o desempenho da utilização da ferramenta com mais eficiência", argumentou o chefe do Núcleo de Material e Patrimônio, Francois Lúcio.
O assistente do Núcleo de Material e Patrimônio, Silvio Carlos Carvalho, esclarece que terão mais segurança na operacionalidade do SCMP. "Esse treinamento proporciona adquirirmos mais
segurança ao executar as funcionalidades da ferramenta", ressaltou.
Segundo Bellesia, a ideia de construir um sistema integrado, com todas as funcionalidades da gestão de almoxarifado e patrimônio, incluindo o módulo de inventário que é um módulo a parte dentro do SCMP, surgiu em meados de 2008 diante de uma demanda interna do TRT/MS para aperfeiçoar a gestão de materiais, tanto de materiais permanentes quanto de materiais de consumo. "Nós tínhamos três sistemas que desempenhavam essa função, esses sistemas eram muito desatualizados e dessa necessidade da padronização na gestão de materiais de consumo e permanente, surgiu a ideia da construção do sistema", afirmou.
O objetivo é que a ferramenta cada vez mais automatize aquela tarefa repetitiva de análise de dados, em que a maior parte do sistema seja automatizado e entregue ao almoxarife, ao gestor do patrimônio e a comissão de inventário com o dado processado. "Realizar alguma intervenção somente se necessário com a convicção de que se eu não fizer nada o sistema vai fazer alguma coisa para mim", enfatizou Bellesia.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) já utiliza o módulo de almoxarifado e vai entrar com o módulo de patrimônio. Outros tribunais manifestaram interesse em adotar o sistema. "Já temos pedidos dos Tribunais Regionais Eleitorais da Bahia e do Mato Grosso do Sul, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Justiça Federal e algumas prefeituras, mas a prioridade é atender a Justiça do Trabalho para depois atender as demais solicitações, inclusive fizemos recentemente,demonstração do sistema aos gestores do TSE", finalizou Bellesia.
Atualmente, os TRTs da 5ª, 6, 7ª, 8ª, 9ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 20ª, 21ª, 22ª, 23ª e 24ª Regiões já utilizam o SCMP. O sistema também está fase de implantação nos TRTs 4 e 10.
Secom/TRT14 |Alberto Alves| Fotos: Alberto Alves
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte