Tribunal Pleno homenageia ex-presidentes do TRT14 pelos 30 anos de magistratura
Notícia em Áudio
Há 30 anos, o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região se reunia para dar posse a três magistrados que na função judicante e de gestão contribuíram decisivamente para que a Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre seja hoje reconhecido como de excelência.
As “bodas de pérola” dos ex-presidentes e ex-corregedores, os desembargadores Carlos Augusto Gomes Lôbo, Ilson Alves Pequeno Junior e Elana Cardoso Lopes, aposentada há quatro anos, foram celebradas pelos membros da Corte na segunda-feira (31/08) durante as sessões administrativa e judicial realizadas de forma telepresencial e transmitidas no YouTube.
Na ocasião, o presidente do Regional, desembargador Osmar J. Barneze, registrou os votos de louvor. “Renovo, em nome do TRT, o orgulho pela trajetória dos colegas Lôbo, Ilson e Elana que ao longo dos anos enriqueceram o acervo de precedentes desse Regional”, destacou.
A desembargadora Socorro Guimarães também dispensou suas homenagens ao que chamou de brilhante trajetória. “Essa passagem do tempo só atesta que ele foi generoso com vossas excelências. Ao mesmo tempo trazendo maturidade, sabedoria, serenidade, plenitude de vida e realização profissional, junto com a realização pessoal. A vista de tantas alegrias, êxitos e realizações tiveram também as superações, dificuldades, o isolamento e a solidão do início da carreira. Todas as dificuldades superadas e ainda a superar muitas que virão por longos anos, certamente ainda. Felicidades extensivas à colega Elana que hoje desfruta da aposentadoria”, declarou.
Já a desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima lembrou o início da carreira como procuradora do Estado no Acre, quando a sua primeira audiência no cargo foi com o então juiz do Trabalho Carlos Lôbo. “Tive êxito na primeira ação que até hoje me lembro o nome da reclamante. Vossa excelência, de imediato, após a instrução, já proferiu de imediato a sua decisão de uma forma muito lúcida e fundamentada”, ressaltou.
“Quanto ao desembargador Ilson, muito jovem também, teve uma atuação muito preponderante no estado do Acre, sempre voltado para o interesse público, da sociedade, que é aquele interesse primário. Sem dúvida alguma, ambos os magistrados deixaram o seu registro, não só no estado do Acre, mas em todas as varas e cargos pelos quais passaram. Desejo que Deus continue os iluminando para que o coração continue batendo forte a cada decisão que proferirem”, completou Cesarineide.
Da mesma forma, a desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, evidenciou a trajetória dos colegas que acompanhou a evolução do tribunal. “Sabemos o que é ser juiz na 14ª Região, enfrentar todas essas dificuldades próprias da região. São magistrados verdadeiramente vocacionados que souberam muito bem desempenhar o papel e realmente só trouxeram uma contribuição valiosíssima para que o nosso tribunal alcançasse esse patamar que hoje realmente só nos traz alegria. Me sinto muito honrada em participar dessa alegria com vocês. Parabéns a vocês e a Elana”, registrou.
O desembargador Francisco José Pinheiro Cruz reforçou as congratulações. “Abrilhantaram o TRT nos estados de RO e AC com seus empenhos, colaborando para toda a transformação que hoje o tribunal tem. Parabéns aos desembargadores e também às famílias que estiveram juntas nesse caminho, pois sabemos das ausências pelas quais passam a família nessa luta diária da carreira da magistratura”, expôs.
Igualmente, o desembargador Shikou Sadahiro reiterou os parabéns pelo marco histórico. “Histórias de sucesso na magistratura. São três magistrados brilhantes, extremamente comprometidos que exerceram todos os possíveis cargos de administração do nosso tribunal. E realmente foi um concurso abençoado porque como foi lembrado, todos os três foram promovidos ao 2º grau pelo critério de merecimento”, destacou.
Representando o Ministério Público do Trabalho na sessão, a procuradora do Trabalho Denise Maria Schellenberger Fernandes parabenizou os magistrados. “Pessoalmente é uma honra participar desse momento, das sessões desse tribunal que se aprende muito, que é um tribunal de excelência e reconhecido. Que Deus abençoe os senhores”, assinalou.
Em nome de todos os juízes o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra 14), Antonio César Coelho de Medeiros Pereira, também manifestou o reconhecimento aos homenageados. “A trajetória dos senhores é um exemplo para todos nós”, reforçou.
Carlos Lôbo agradeceu as lembranças de seus pares, onde citou o início da carreira que era cheia de sonhos e ideais. “Graças a Deus esses sonhos e ideais se concretizaram. “É com muita alegria que percebo que até hoje sinto o mesmo frio na barriga a cada início de sessão que vou participar, a cada julgamento, a cada processo que recebo, que vou analisar, isso tudo permanece da mesma forma”, revelou.
Ilson Pequeno rememorou os 30 anos de caminhada e a resumiu em uma certeza descrita no livro bíblico de I Samuel 7.12: “Até aqui, nos ajudou o Senhor”. Ele também fez um registro especial à sua esposa, Alice Pequeno. “Não me parece possível celebrar esse momento, sem antes reconhecer o papel importante da minha esposa Alice que a cada dia se reinventa no papel de esposa, amiga, companheira e conselheira. Também todos aqueles que se apresentaram durante a jornada, com alento, estímulos, desestímulos, contrapontos, desafio, provocação e que me ajudaram muito a seguir em frente”, afirmou.
Encerro a minha fala reconhecendo que essas três décadas nos ajudaram a refinar a perspectiva de que devemos buscar a verdade, a honestidade, o espírito republicano, por trás de cada decisão a ser tomada, ao invés de perseguir o conforto que a certeza nos traz. Com o coração cheio de gratidão, peço a Deus forças para continuar sustentando o propósito e que nunca percamos de vista a incomensurável força vital que a verdade de cada instante vivido contém”, celebrou o desembargador.
Trajetórias
Elana Cardoso Lopes
Elana Cardoso Lopes iniciou sua carreira profissional aos 15 anos de idade em estágio extracurricular, aos 18 anos ingressou no curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR. Em busca de oportunidades profissionais veio para Rondônia e logo foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Com a instalação do Egrégio Tribunal Regional d o Trabalho da 14ª Região em 1986, por sua formação jurídica e experiência profissional, foi selecionada para contratação celetista, entrando em exercício em 1987 no cargo de Técnico de Trabalhos Judiciários, sendo lotada no Serviço de Pessoal e designada para exercer a função gratificada de Assistente Chefe.
Aprovada em 1990 no II Concurso para Juíza do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 14a Região, tomou posse no dia 31 de agosto de 1990. Atuou nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Cruzeiro do Sul/AC, Ariquemes/RO e da 4ª de Porto Velho/RO, sendo também diretora do Fórum Trabalhista da Capital rondoniense.
Em 2002, foi eleita para compor a lista tríplice para o cargo de Juiz Togado no Regional, pelo critério de promoção. No biênio 2003-2004, já como desembargadora, atuou como vice-presidente na gestão do presidente Mário Sérgio Lapunka. Assumiu a Presidência do TRT14 no biênio 2005-2006, junto com o desembargador Carlos Lôbo na Vice-Presidência.
Sua gestão foi marcada pela ampliação do acesso à justiça na jurisdição com a instalação de varas trabalhistas, inauguração de sedes próprias, fomento das varas itinerantes, atividades de responsabilidade sociais, entre outras ações que garantiram maior celeridade e entrega da prestação jurisdicional à população.
Carlos Augusto Gomes Lôbo
Natural de Porto Velho/RO, Carlos Lôbo graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1984. Atuou como procurador Jurídico da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia no período de 1986/1990.
Ingressou na magistratura trabalhista por meio do II Concurso Público para o provimento de vagas para Juiz do Trabalho Substituto. Atuou como titular em Juntas de Conciliação e Julgamento em Rio Branco/AC (2ª Vara - 1991) e em Porto Velho/RO (5ª Vara - 1992). Antes de ser nomeado desembargador em 2005, Lôbo também exerceu funções como juiz convocado no Tribunal Pleno do TRT. Foi vice-presidente do TRT14 no biênio 2005-2006 e presidiu no biênio 2007/2008.
Foram destaque na sua gestão a implantação de sistemas que deram agilidade e eficiência administrativa e judicial, com ações voltadas para o desenvolvimento, implantação e treinamentos em sistema de tecnologia da informação, com o objetivo de promover a celeridade da prestação jurisdicional. Além disso, promoveu diversas reformas que contribuíram diretamente para a transparência e sustentabilidade na justiça laboral.
Ilson Alves Pequeno Junior
Ilson Pequeno, pernambucano de Recife/PE, adquiriu o título de bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), atualmente Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Antes da magistratura, foi servidor do próprio TRT14 pelo período de 3 anos, exercendo suas funções em várias unidades judiciárias do regional, tendo ocupado cargos como Diretor da Secretaria da Corregedoria e Diretor Geral.
Também aprovado no mesmo concurso, Pequeno foi designado para exercer suas funções nas antigas Juntas de Conciliação e Julgamento de Cacoal/RO, 4ª JCJ de Porto Velho, Pimenta Bueno/RO e Rolim de Moura/RO. Também foi presidente da Associação dos Magistrados da 14ª Região (Amatra 14), no período de 1995/1997.
Antes da posse como desembargador em 2011, Ilson estava desde 2000 como titular na 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco/AC, onde exerceu as funções de Diretor do Fórum Trabalhista Oswaldo Moura de Rio Branco/AC.
Como presidente do Regional no biênio 2013/2014, o desembargador assumiu também a Coordenação do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs, destacando-se na condução dos debates relevantes de interesse da Justiça do Trabalho em âmbito nacional.
Diversas foram as ações realizadas e implementadas em sua gestão, as quais elevaram o Regional a ser reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o único tribunal do país a cumprir todas as metas nacionais em 2013. Cita-se algumas: implementação do projeto TRT Comunidade, construção do Plano Estratégico Participativo (Plano Avança TRT14), reforma de unidades estratégicas, intensificação das relações interinstitucionais entre diversos órgãos e poderes, conclusão da instalação do Processo Judicial Eletrônico em todas as varas trabalhistas de Rondônia e Acre, entre outras.
No biênio 2015/2016 exerceu a Vice-Presidência do TRT.
Secom/TRT14 (Luiz Alexandre) | Fotos: Arquivo
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(Notícia atualizada em 03/09/20, às 18h40)