TRT-14 apresenta iniciativa de equalização da força e carga de trabalho em palestra na Unisapiens

Notícia em Áudio

Na noite de segunda-feira (20/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou uma palestra junto aos alunos do 9º período do curso de Direito da Faculdade Unisapiens, em Porto Velho/RO. O evento, parte do programa de responsabilidade socioambiental do Regional, o “Justiça do Trabalho Vai à Escola”, integrou a disciplina Processo do Trabalho e teve como tema central o novo sistema de Equalização da Força e Carga de Trabalho no 1º Grau, em vigor no TRT-14 desde junho de 2025.

A palestra foi conduzida pelo titular da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho (RO) e diretor do Polo Regional de Porto Velho, juiz do Trabalho Celso Antonio Botão Carvalho Júnior, com participação do diretor da Secretaria Unificada do Polo, Eduardo Morais da Costa. Ambos compartilharam com os estudantes os desafios e avanços da nova estrutura de gestão judiciária, especialmente após a implementação da Secretaria Unificada de Porto Velho.

Na ocasião, o magistrado explicou que a Equalização é uma mudança estrutural que beneficia diretamente o jurisdicionado, concretizando o princípio constitucional da duração razoável do processo. “Ao equalizar a distribuição da força e da carga de trabalho em nosso Tribunal, ganhamos em eficiência, celeridade e qualidade. É um modelo inovador que estamos orgulhosos de apresentar aos futuros profissionais do Direito, pois representa o compromisso deste TRT com a modernização e a excelência na prestação jurisdicional", frisou Celso Botão.

Para o diretor Eduardo Costa, a Equalização trouxe um novo olhar sobre a gestão das varas do Trabalho. “Hoje conseguimos trabalhar de forma mais integrada e equilibrada, sem sobrecarga em algumas unidades e ociosidade em outras. Isso melhora o ambiente de trabalho, fortalece a equipe e reflete no que realmente importa: entregar ao jurisdicionado um serviço mais rápido, eficiente e com maior qualidade”, afirmou.

A Equalização implementada pela Gestão 2025-2026 busca distribuir de forma mais equilibrada a força de trabalho e a carga processual entre as unidades judiciárias, com o objetivo de promover maior eficiência, celeridade e qualidade na prestação jurisdicional. A iniciativa representa uma mudança de paradigma na organização da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre.
Além de apresentar aspectos técnicos e operacionais da iniciativa, os representantes do TRT-14 também destacaram o impacto positivo da medida na rotina das varas do Trabalho e no atendimento ao jurisdicionado.

Justiça do Trabalho Portas Abertas

No próximo dia 30, será a vez dos acadêmicos realizarem uma visita técnica nas dependências do tribunal, como parte da atividade “Justiça do Trabalho Portas Abertas”. A ação será uma oportunidade de proporcionar aos futuros operadores do Direito uma experiência prática e aprofundada sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho na região.

Foto pousada da turma junto com os representantes do TRT


Secom/TRT-14 (Fotos: Polo Regional de Porto Velho)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post