TRT-14 inicia projeto AmazonTech Meninas para inclusão e protagonismo feminino na tecnologia

Foto ao final da Aula Inaugural no pátio da Escola Estadual de Ensino Médio Lydia Johnson de Macêdo

Formação pioneira impulsiona capacitação em escola pública de Porto Velho.

Com foco em equidade e inclusão, teve início na Escola Estadual de Ensino Médio Lydia Johnson de Macêdo, em Porto Velho, a formação do projeto AmazonTech Meninas, voltado à capacitação de jovens entre 14 e 18 anos na área da tecnologia da informação e comunicação.

A aula inaugural foi realizada na última sexta-feira (29), e a abertura contou com a presença do coordenador-geral de Trabalho, Emprego e Renda do SINE, Fábio de Souza Mota e foi conduzida pela juíza do Trabalho Substituta, Sabina Helena S. C. Rodrigues, gerente do projeto e responsável pela primeira aula do Módulo 1 – Introdução e Leitura de Mundo Digital.

O curso oferece uma trilha de aprendizado prático com seis módulos, mentorias femininas e encaminhamento a oportunidades de aprendizagem e estágio por meio do SINE-RO (Sistema Nacional de Emprego).

“Estou muito entusiasmada com esse projeto, que foi muito pensado e trabalhado. Esperamos despertar esse interesse nas meninas, que elas saiam daqui mais empoderadas, se sentindo cada vez mais capazes para ocupar todos os espaços que elas tenham vontade. É uma turma de tantas meninas interessadas e curiosas, que certamente tem um futuro lindo pela frente e espero que a gente do TRT-14 possa contribuir um pouco na promoção de oportunidades reais para o futuro delas”, destacou a magistrada.

TRT-14 inicia projeto AmazonTech Meninas para inclusão e protagonismo feminino na tecnologia

Sabina Helena S. C. Rodrigues, juíza do Trabalho e gerente do projeto e Fábio de Souza Mota, coordenador-geral de Trabalho, Emprego e Renda do SINE-RO

Representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Fábio Mota, também participou da abertura e falou sobre a relevância de iniciativas como o AmazonTech Meninas para o futuro do mercado de trabalho. “Falar de tecnologia com meninas da educação básica é preparar o terreno para um futuro mais justo, competitivo e inovador”, reforçou o coordenador.

Sobre o Projeto

Participam da formação 30 alunas do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos, selecionadas pela própria escola com base no desempenho escolar. A diretora da unidade, Débora Macêdo, ressaltou o impacto do projeto na vida das estudantes.“Elas estão sendo vistas, valorizadas e desafiadas a sonhar mais alto. Projetos como esse ampliam horizontes e podem oferecer a ascensão para elas, novas trajetórias de sucesso”, afirmou a diretora.

TRT-14 inicia projeto AmazonTech Meninas para inclusão e protagonismo feminino na tecnologia

Alunas do 1º, 2º e 3º ano acompanham a primeira aula do curso

Entusiasmadas com a nova jornada, algumas alunas compartilharam seus sonhos. “Sei que vou usar tecnologia em qualquer profissão do futuro, e ainda não sei o que vou fazer, mas quero prestar concurso público”, disse Sara, estudante do 1º ano.

Já Maria Eduarda, do 2º ano, revelou o desejo de seguir carreira na área de tecnologia da informação. “Sempre gostei de pensar em designer, fazer sites, mas nunca tivemos acesso a um curso assim. Agora sei que posso chegar lá”.

O conteúdo do curso segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhado às competências gerais 4 e 5, que tratam do uso da tecnologia de forma crítica e criativa. A formação inclui temas como programação com Scratch, computação física com Arduino, desenvolvimento web (HTML, CSS e JavaScript), direitos digitais, empregabilidade e introdução prática à inteligência artificial.
 

Dra Sabina falando diante da sala

Juíza Sabina dá a aula na Escola Estadual de Ensino Médio Lydia Johnson de Macêdo

Durante o evento, as alunas também receberam camisetas da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-14, da qual a juíza Sabina Rodrigues é integrante. A ação reforça o compromisso institucional com a promoção de direitos fundamentais e a valorização de políticas públicas de inclusão e também integra o Planejamento Estratégico do TRT da 14ª Região (2021-2026), alinhando-se ao Objetivo 4, que trata de inclusão e responsabilidade social.
 


SECOM/TRT-14 (Ana Lages)
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