TRT-14 realiza digitalização de 350 mil documentos funcionais

Pastas físicas empilhadas entrando na tela de um notebook que está em cima de uma mesa de madeira

Iniciativa reduz acúmulo de papel e melhora acesso às informações funcionais

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) concluiu com êxito o processo de digitalização de documentos e processos no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGEP). A ação, formalizada por intermédio de um Processo Administrativo Eletrônico (Proad) autuado para a digitalização de processos e documentos, foi detalhada pelo secretário de Gestão de Pessoas, Frank Luz de Freitas, que apresentou as ações adotadas, os resultados obtidos e as próximas providências a serem tomadas.

O secretário destacou a complexidade do processo de digitalização. “O TRT-14 conseguiu realizar, internamente, todo o procedimento, sem a necessidade de dispêndio financeiro por meio de contratação externa, graças ao empenho dos servidores da Divisão de Cadastro da Secretaria de Gestão de Pessoas, que dedicaram todos os esforços necessários para a conclusão da ação, tendo recebido importante auxílio também da Divisão de Gestão Documental”, ressaltou Frank.

Foram digitalizadas 350.415 folhas do arquivo funcional e criadas 1.191 pastas funcionais de servidores(as) e magistrados(as), tanto ativos quanto inativos. Este conteúdo, resultante da digitalização, estará disponível para consulta da SGEP no Sistema de Assentamentos Funcionais, vinculado ao Proad. Além disso, aproximadamente 320 caixas contendo 2.124 processos administrativos e documentos funcionais foram enviados para o Arquivo Geral. Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), os acessos aos documentos ficarão restritos apenas aos setores técnicos da Secretaria. 

Foi ainda estabelecido um cronograma para o desenvolvimento dos trabalhos de digitalização que tiveram início em 2020, mas sofreram interrupções durante o período de restrições ao trabalho presencial em razão da pandemia e foram retomados em fevereiro de 2023.

“Este esforço contribui para a segurança dos dados e aumenta a agilidade na realização de procedimentos que envolvem as informações digitalizadas. A conclusão dos trabalhos representou um avanço significativo na informatização do Tribunal”, afirmou o desembargador Osmar J. Barneze, presidente do TRT da 14ª Região.


Secom/TRT-14 (Ana Clara Lages)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Última atualização em 28/08/24, às 9h34.

Compartilhar este post