TRT-14 resgata trajetórias de mulheres negras em roda de conversa literária

O livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis inspira debate sobre protagonismo feminino negro e resistência histórica.

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) por meio da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil, promoveu a segunda edição da Roda de Conversa Literária, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Branco, no dia 27 de novembro.

O encontro reuniu alunos e alunas dos 8º e 9º anos para refletir sobre histórias inspiradoras do livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis”, de Jarid Arraes, abordando temas como resistência, protagonismo feminino negro e valorização da memória histórica.

A roda de conversa foi conduzida pela juíza do trabalho Sabina Helena S. C. idealizadora do projeto acompanhada pelo psicólogo Frederico Alves Rangel e o servidor Iuri Tadeu Ribeiro de Carvalho.

A obra resgata narrativas de resistência, coragem e protagonismo feminino negro, destacando contribuições muitas vezes apagadas ou silenciadas. Por meio da literatura de cordel, o livro promove a valorização da memória histórica, da identidade afro-brasileira e da representatividade, incentivando reflexões sobre igualdade, justiça e combate ao racismo.

Kauã Reis da Silva, de 14 anos, destacou que o livro apresentou histórias que ele ainda não conhecia e que considera importante a forma como a obra valoriza as trajetórias das mulheres negras.

Raisu Perez Hortiz, também comentou que o livro mostra e valoriza as histórias dessas mulheres, desde o passado até hoje. Mesmo enfrentando muitas dificuldades, elas deixaram um marco importante e ajudaram a construir a nossa história brasileira.

A Roda de Conversa Literária do TRT-14 é uma ação educativa que leva às escolas debates sobre obras literárias, promovendo reflexão, incentivo à leitura e discussão de temas sociais entre os estudantes.


Secom/TRT-14 (Naiara Silva, sob supervisão Secom) 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

 

Compartilhar este post