TRT Comunidade: mais de 1.700 atendimentos foram feitos durante o mutirão da cidadania

A procura pelos atendimentos levou muita gente a madrugar em frente à escola que sediou a 20ª edição desta ação social promovida pelo TRT-14 e parceiros

Moradores do bairro Nacional, zona norte de Porto Velho, receberam, pela segunda vez, o TRT Comunidade. Muitas pessoas madrugaram em frente à Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Dr. Oswaldo Pianna, onde aconteceu a ação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), com a colaboração de diversos parceiros. Na manhã de sábado (3/8), antes da abertura dos portões, uma grande fila de pessoas já estava formada à espera dos atendimentos médicos, odontológicos, de testes rápidos, vacinação, orientação jurídica, emissão de documentos, serviços de estética e cosmética, incluindo corte de cabelo, entre outros.  

A procura para ter acesso à emissão da carteira de identidade, como sempre, foi grande. Teve quem chegou na noite do dia anterior para garantir o atendimento. “Eu cheguei aqui às 7h30 da noite de sexta-feira. Trouxe só um papelão para tirar um cochilo durante a madrugada. Fiz esse sacrifício para tirar a segunda via da minha identidade. Valeu a pena, garanti minha senha”, disse Vilmo Pereira, morador do bairro Nacional.  

“Pra mim é de grande importância ter a minha identidade em mãos, porque hoje em dia é tão difícil sem documento. Estou muito feliz por essa ação aqui no bairro. Foi muito boa pra mim e pra muita gente, que também conseguiu o seu atendimento”, agradeceu Maria Aparecida, que chegou no TRT Comunidade às 4h30 da madrugada.

“Aqui no TRT Comunidade temos demandas de toda espécie. E é por isso que destacamos a relevância dos parceiros ", afirmou o presidente do TRT da 14ª Região, Osmar J. Barneze. “O engajamento de cada uma das instituições públicas e privadas é digna de louvor. São mais de 30 órgãos que mais uma vez se dedicam em prestar o melhor serviço ao cidadão, levando dignidade a quem vem em busca de algum tipo de atendimento”, ressaltou o desembargador.

Nesta 20ª edição do TRT Comunidade, mais de 1.700 atendimentos foram realizados. Ao longo das edições, já foram mais de 62 mil pessoas atendidas. Números que demonstram a importância dessa iniciativa para a população.

“A tradição desses atendimentos a população que mora nos bairros mais afastados e mais carentes da nossa cidade é muito importante", destacou o procurador do Trabalho e vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Lucas Barbosa Brum. “O MPT está aqui promovendo combate ao trabalho infantil, combate ao trabalho escravo, promovendo um ambiente de trabalho seguro, e recebendo denúncias. É um privilégio participar dessa ação do TRT-14, e poder levar cidadania a tantas pessoas”.

Na área jurídica, vários atendimentos foram feitos por meio da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO). A Defensoria Pública também esteve presente no TRT Comunidade. “Essa é uma ação muito importante porque traz uma gama de serviços, todos liderados pelo TRT da 14ª Região. É um prazer muito grande da defensoria, poder contribuir e trazer serviço à população”, declarou o defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima.  

Na área de saúde, vários serviços foram disponibilizados. Teve atendimento médico, de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para ISTs como HIV, sífilis e hepatites, tipagem sanguínea e todos os tipos de vacinas disponíveis.

Manoel Nonato foi em busca de atendimento médico. “Foi muito bom! Graças a Deus deu tudo certo. O atendimento foi ótimo, não só pra mim, mas para todos que vieram aqui hoje. Nós precisávamos disso mesmo”, disse ele agradecido.

A aposentada Eva Alves da Silva, moradora do bairro Nacional, aproveitou a oportunidade para participar do curso de salgadeira. “Muito bom esse curso e as receitas são muito econômicas e gostosas. Eu fiz o curso para empreender, estou indo morar em Goiânia e vou abrir um negócio por lá. Vai ser a primeira coisa que eu vou servir na minha lanchonete”, afirmou a aposentada.

A mãe da Vitória Maria, de 9 anos, disse que trouxe a filha para brincar, mas como estava tendo corte de cabelo, aproveitou a oportunidade.

O TRT comunidade é um dia de utilidade pública para toda a família. Além dos serviços e atendimentos, teve momento de recreação e distribuição de lanches, tudo sem custo para a população. Esta ação social já chegou a ser indicada ao Prêmio Innovare, que busca reconhecer e disseminar práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.  

Parceiros

A Justiça do Trabalho reuniu nesta ação: o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Identificação Civil e Criminal (Polícia Civil/IICC), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Centro Universitário São Lucas, Secretaria de Estado de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Tudo Aqui (Sine, DER e Detran), Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Instituto de Protesto de Rondônia (IEPTB), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (SEMASF), EEEFM Oswaldo Pianna, Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai/RO), Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14), Sicoob Credjurd; Lavanderia 60 Minutos, Globofiber, Dydyo Refrigerantes e Victoria Eventos.

>> Confira mais fotos da 20ª edição do TRT Comunidade


Secom/TRT14 ( Yonara Werri | Fotos: Ana Clara Lages/Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post