TRT da 14ª Região participa do 1º Encontro Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região participou nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, em Belém (PA), do 1º Encontro Nacional de Gestão de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, que reuniu Presidentes de TRTs, Desembargadores do Trabalho, Diretores de Escolas Judiciais e Ouvidorias, Assessores de Comunicação e servidores. O evento tem como objetivo divulgar e debater a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, instituída pelo Ato Conjunto CSJT.TST nº 24/2015.
 
O TRT da 14ª Região esteve representado pelo Desembargador Francisco José Pinheiro Cruz,  Presidente e Corregedor do TRT; Vice-Presidente e Ouvidor-Geral, Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior e os Desembargadores Socorro Guimarães, Carlos Augusto Gomes Lôbo Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação;  Juiz Antonio Cesar Coêlho de Medeiros Pereira, Vice-diretor da Escola Judicial e o servidor Celso Gomes, Assessor de Comunicação Social. 
 
O Presidente do TST e CSJT, Ministro Barros Levenhagen, por meio de mensagem em vídeo, na abertura, destacou a difusão de valores e iniciativas sustentáveis que contribuam para a preservação e melhoria da qualidade devida e da participação social de magistrados e servidores. 
 
Compondo a mesa de abertura, o Coordenador do Comitê Gestor da Política de Responsabilidade Socioambiental da JT e Vice-presidente do TRT14, Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior,  destacou que tratar de responsabilidade socioambiental é, na verdade, tratar de auto responsabilidade pessoal e coletiva, tratar do compromisso inadiável de se envolver com o que diretamente influencia sua vida. "Este primeiro encontro representa a incorporação desta realidade, deste compromisso inadiável à nossa rotina de trabalho enquanto gestores e magistrados gestores", afirmou.
 
Na palestra de abertura oficial, a especialista em comunicação para a transformação, Nádia Rebouças abordou o tema "A sustentabilidade e os novos paradigmas de ação e relacionamento", onde traçou um panorama histórico do conceito de sustentabilidade e chamou a atenção do público para a necessidade de mudança. "O desafio é pensar e agir de forma sistêmica. Em cada lugar que estivermos, podemos encontrar um lugar de transformação, seja dentro do Tribunal, em casa, na escola dos filhos. Estamos sendo chamados a inventar um futuro, cada um está aqui chamado a isso. Todos vocês aqui estão assumindo este compromisso e desejo muita luz e muito sucesso", destacou. 
 
De acordo com o Desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, Presidente do TRT 14"tivemos a oportunidade de identificar o que vem sendo feito em termos de sustentabilidade e ações socioambiental, não só na Justiça do Trabalho, na Justiça como um todo, foi bem mais amplo, com a participação da ONU, representante que nos falou dobre os desafios e perspectivas para os próximos 15/20,  futuro que vamos ter que cuidar de agora em diante", afirmou o Presidente.
 
Protagonismo dos TRT da Amazônia
 
Os Tribunais Regionais do Trabalho da 8ª, 11ª e 14ª Região que abrangem os estados Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, assinaram um termo de cooperação mútua, em face da similar realidade em que atuam na região norte, para o desenvolvimento de políticas de Gestão da Responsabilidade Socioambientais na Amazônia.  (Foto: Presidente do TRT8, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha e o Presidente do TRT14, Desembargador Francisco José Pinheiro Cruz) 
 
Para o Desembargador Francisco Cruz, Presidente do TRT da 14ª Região, o encontro trouxe um bom debate e com certeza isso vai representar avanços, especialmente na conscientização de todos quanto a necessidade de desenvolver gestões com focos também na questão da sustentabilidade. Unir esforços com os Tribunais da Amazônia é de grande importância, concluiu.
 
O último painel do encontro, teve como mediador o Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, vice-presidente do TRT14, parte que envolveu os Tribunais da Amazônia. Foram apresentadas as ações de responsabilidade socioambientais dos  TRTs da 23ª Região (Mato Grosso), 16ª Região (Maranhão) e o TRT da 14ª Região.
 
Temas principais:
 
 
 
 
 
 
ASCOM TRT14, com informações ASCOM TRT8

Compartilhar este post