TRT da 14ª Região realiza consulta interna para elaboração de seu novo planejamento estratégico
Notícia em Áudio
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) realiza no período de 10 a 22 de fevereiro de 2021 uma consulta interna para manifestação de seus magistrados, servidores e colaboradores (terceirizados, estagiários e menores aprendizes), lotados no 1º e 2º graus, sobre os elementos do seu Planejamento Estratégico para o período 2021-2026.
>> Clique aqui para responder o formulário e contribuir com o PEP 2021-2026
A metodologia utilizada atende os preceitos da Resolução CSJT nº 259/2020, que, em seu art. 19, determina que para a realização do processo de elaboração dos planejamentos estratégicos dos Regionais, deverão ser convidados magistrados, servidores, jurisdicionados, advogados, Ministério Público, associações e entidades de classe, bem como outros órgãos que atuem de forma colaborativa, os quais foram consultados no período de 27 de janeiro a 4 fevereiro de 2021.
As contribuições dos órgãos e entidades parceiras, bem como dos integrantes deste Regional, subsidiarão a tomada de decisão do Comitê de Gestão Participativa, instituído pela Portaria TRT14/GP nº 737/2020, encarregado pela análise e deliberação do produto final antes de ser encaminhado para a aprovação do Tribunal Pleno, que pelo cronograma nacional o prazo é até abril do corrente ano.
Nesse sentido, o Regional criou o projeto Supera TRT14, em referência à pandemia que acometeu o mundo e o país, o qual pede resiliência para superar todas as dificuldades e, ainda, mesmo com um cenário de incertezas, traçar as estratégias de longo prazo para implementação no pós-pandemia.
De acordo com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), a pesquisa envolve apenas os elementos do nível estratégico (missão, visão, valores, objetivos e iniciativas estratégicas), os quais comporão o futuro mapa estratégico, sendo os componentes dos níveis tático e operacional (indicadores, metas e ações), a serem discutidos e definidos em glossários pelas unidades internas do Tribunal, a quem caberá a execução e monitoramento.
Projeto Supera
O projeto Supera TRT14 é uma iniciativa do Regional, cujo produto final é a entrega da proposta do Planejamento Estratégico Participativo (PEP 2021-2026), previsto para o próximo mês de abril.
Segundo o secretário de Gestão Estratégica, Lucas Barbosa Brum, o projeto faz menção ao momento em que estamos passando, que requer muita resiliência e superação das instituições e das pessoas, não sendo tarefa simples realizar um planejamento de longo prazo, visto que o cenário desfavorável não oferece subsídios consistentes para definir as melhores estratégias. “Mas mesmo assim, em cumprimento à determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o TRT14 fará a sua parte dando o melhor de si, que é o empenho e engajamento de sua força de trabalho”, ressaltou.
Brum destaca que o projeto Supera é inspirado no Plano Avança 14, em referência ao processo de elaboração do planejamento 2015-2020 que encerrou o seu ciclo em 31 de dezembro, no entanto, é adaptado à realidade atual, adotando metodologias de trabalho mais tecnológicas e condizentes com o contexto de crise sanitária, sem deixar de lado toda aprendizagem vivenciada no ciclo anterior.
A metodologia tradicional, com realização de oficinas presenciais, adotada anteriormente para promover a participação de todos na construção do Plano Estratégico, mostra-se extremamente desaconselhável, em razão do necessário isolamento social.
>> Acesse aqui o Manual do Projeto Supera TRT14
O cronograma prevê quatro etapas distintas: (1) análise de ambiente, definição da visão de futuro e validação da missão e dos valores institucionais, estes últimos já definidos pelo CSJT; (2) validação dos objetivos, indicadores e metas já definidos pelo CSJT, bem como definição das iniciativas; (3) elaboração da Matriz de Alinhamento, do Mapa Estratégico e da minuta de Resolução Administrativa e (4) aprovação pelo Tribunal Pleno, até o mês de abril de 2021.
“A tendência é de no futuro próximo ser definido apenas um planejamento estratégico por segmento de justiça, deixando a cargo dos regionais a execução dos planos táticos e operacionais, em total alinhamento à estratégia nacional, dando a real dimensão de um senso único de direção para todos os regionais, evitando-se de que cada um tome decisões destoantes daquelas traçadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, mas preservando peculiaridades pontuais regionais”, explicou o secretário.
Ele citou como exemplo as metas nacionais que são definidas em nível estratégico e sua execução é feita pelos Regionais com seus projetos e planos de ação próprios. Para ele, esse processo já foi iniciado quando o Comitê Nacional de Gestão Estratégica estabeleceu as regras de ouro, recomendando e tornando obrigatória a maior parte das iniciativas do plano estratégico da JT nos planejamentos regionais.
O assunto foi pauta do Programa Justiça & Cidadania, produzido pela Secretaria de Comunicação Social e Eventos Institucionais do TRT-RO/AC. Assista na íntegra aqui.
Secom/SGE - TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.