Servidores da VT de Plácido de Castro participam do mutirão de soltura de quelônios no rio Abunã
Servidores da Vara do Trabalho de Plácido de Castro participaram sábado (12) de um mutirão em parceria com a ONG SOS Quelônios e a Secretaria do Meio Ambiente do Acre para soltura de mil filhotes de tracajás e iaçás no rio Abunã, fronteira do Acre com a Bolívia.
A meta para este ano é a soltura de sete mil filhotes de quelônios no Abunã, principal afluente da margem direita do rio Madeira. Como a coordenação do projeto considera importante também o repovoamento de novos mananciais, anunciou que as próximas campanhas serão realizadas em outros rios da região.
Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, afirmou que, hoje nós vemos o rio Abunã repovoado com tracajás e iaçás, e além disso vemos também aumentar a consciência ambiental das comunidades indígenas e ribeirinhas, graças a este trabalho que vem tão carinhosamente sendo feito ao longo destes 12 anos. Pro meio ambiente isto representa um ganho inestimável para o equilíbrio da fauna e manutenção das espécies, e por isso o Governo do Estado, através dos órgãos ambientais e de produção, vem dando apoio a esta iniciativa desde o início.
O Projeto SOS Quelônios teve início em 2000, quando uma comissão, liderada por Abrãao Libdy Kerdy, fez uma excursão pelo rio Abunã e constatou que os quelônios estavam em fase de extinção, dando início a partir de então à luta pelo repovoamento do rio com as espécies, com o apoio do Governo do Estado, de prefeituras, sociedade civil do Brasil e da Bolívia e iniciativa privada.
Os voluntários atuam em cerca de 280 praias distribuídas em 51 localidades, sendo 14 no lado boliviano. Durante as ações, eles identificam os locais de desova, transferência de ovos, proteção das covas, controle da eclosão, manejo e soltura dos filhotes e difusão ambiental. Em 12 anos, já foram soltos 123.170 filhotes de quelônios.
Além dos servidores da VT de Plácido, Joaquim Valdeci de Oliveira Neto, Sid José Rocha de Almeida, Renato Nunes de Moraes e Neil Braga Ferreira, também participaram da campanha os prefeitos de Acrelândia, Clovis Moretti, e Plácido de Castro, Paulinho Almeida. "Estamos devolvendo para a mãe natureza um pouco do muito que tiramos dela ao longo dos anos", disse Almeida.
O fundador do projeto, que faleceu há cerca de um ano, Abrãao Libdy Kerdy, foi homenageado com um minuto de silêncio, uma placa e uma carta de homenagem, assinada pelo governador Tião Viana e secretários de governo.
A juíza do trabalho Christiana D'arc não pode participar do ato, por motivo de tratamento de saúde, mas pediu o empenho de todos servidores por entender que o projeto é de primordial importância para a preservação do meio ambiente e conservação da qualidade de vida das gerações futuras, além de estar alinhado às diretrizes e política do TRT 14 prevista no Programa Estratégico Participativo para os anos de 2009/2014.
Com informações do Jornal A Gazeta e do servidor Joaquim Valdeci de Oliveira Neto
Ascom TRT 14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia