Avanços do TRT 14 com adesão ao GesPública é apresentado em encontro da Hemopa no Pará

 

"A experiência do TRT da 14ª Região com o GesPública" é um dos temas que serão debatidos no "I Encontro de Qualidade" do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará. O evento vai ser aberto quarta-feira (10), às 8h30, no auditório da Hemopa em Belém (PA).

 

A desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, presidente do Tribunal, fará a palestra após o lançamento do programa HEMOPA.com ? Círculos de Oportunidades de Melhorias -, pela presidente do Hemopa, Luciana Maradei.

 

De acordo com Vania Abensur, é uma oportunidade a mais para mostrar o desempenho alcançado desde 2005, quando o TRT fez sua adesão ao Programa GesPública e a 1ª autoavaliação 250 pontos.

 

Em 2009, aconteceu a revisão do Plano Estratégico e, no ano seguinte, realizou os cursos "conhecendo o GesPública" e o Tribunal divulgou a "Carta de Serviços ao Cidadão".

 

No ano de 2011 foi realizada a 3ª autoavaliação 500 pontos e concluído em 2012 o Plano de Melhoria da Gestão (PMG).

 

A adesão às ferramentas do GesPública tornou possível ao Tribunal fazer três autoavaliações da gestão (duas 250 pontos e uma 500 pontos), importantes passos para identificar os pontos fortes, as oportunidades de melhoria e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos, que necessitam de aperfeiçoamento.

 

Lançou também as edições impressa e em braille, disponibilizadas no portal eletrônico do Tribunal, PDF e áudio livro da Carta de Serviços ao Cidadão, contendo todas as informações sobre os canais de acesso e os serviços prestados.

 

Realizou ainda pesquisas de satisfação do usuário para medir o grau de satisfação do público externo. Na pesquisa mais recente, 83% dos entrevistados avalariam o desempenho do TRT como "bom" e "ótimo".

 

Por meio da utilização da guia "d" do GesPública foram simplificados procedimentos, normas e processos tanto no 2º grau quanto no 1º grau, como, por exemplo, elaboração de pautas, acórdãos e minuta de votos; processo de retirada dos autos com carga, padronização de textos e documentos, termos de audiência, acordos e sentenças; além de aquisição de bens e serviços na área administrativa, e reclamação trabalhista desde a etapa da petição à sentença.

 

Em 2012, a partir de atividades conduzidas pelo desembargador em função correicional Ilson Alves Pequeno Júnior durante as correições realizadas na Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul (AC), uma nova metodologia passou a ser desenvolvida, como as chamadas correições compartilhadas que unificam a ação correcional às oficinas de desdobramento da estratégia.

 

Nas oficinas de desdobramento da estratégia, realizadas durante três dias intercalados nos horários da correição, são reforçados os conceitos básicos do planejamento estratégico; missão, visão e valores da Vara do Trabalho;análise de ambiente interno e externo; e construção do mapa de contribuição da unidade judiciária.

 

Assim, de acordo com a desembargadora Vania Abensur, no período de março a agosto de 2012, foram desenvolvidas oficinas de desdobramento de estratégia em oito das 32 Varas do Trabalho da jurisdição de Rondônia e Acre.

 

O GesPública - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - é o resultado da evolução histórica de uma série de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência, e tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.

 

Para isso, são necessárias medidas como revisão dos critérios de excelência do sistema de gestão pública, refinamento nos conteúdos dos cursos do Gespública, relançamento do Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), fortalecimento da rede de colaboradores e do modelo de atuação dos núcleos do programa e aprimoramento da metodologia da Carta de Serviços.

 

O GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país.

 

 

Ascom TRT 14

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14

Siga o Twitter @TRTNoticia

Compartilhar este post