Justiça do Trabalho inaugura seu 13º Memorial no Fórum de Porto Velho

 

 
Foi inaugurado terça-feira (18) em Porto Velho o Memorial do Fórum da Justiça do Trabalho. O ato conduzido pela presidente do TRT, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, marcou a inauguração do 13º Memorial nas unidades dos Estados de Rondônia e Acre na atual gestão. 
 
O painel, instalado no andar térreo do Fórum,  faz uma retrospectiva sobre a história dos atos, primeiros juízes e servidores que atuaram na circunscrição desde a instalação da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento da Capital (JCJ), a atual 1ª VT de Porto Velho.
 
Nos dois últimos anos, foram  inaugurados os Memoriais na sede das Varas do  municípios Vilhena, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto do Oeste e Ariquemes. No Acre, no Fórum de Rio Branco, e Varas do Trabalho de Sena Madureira e Epitaciolândia.
 
Em discurso no qual ressaltou a importância da "memória" como elemento fundamental na formação das pessoas e das organizações, Vania Abensur defendeu a participação de magistrados e servidores  para a  valorização e a preservação da história institucional.
 
Preservar a memória de uma instituição ou de um povo, de acordo com Vania Abensur, não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder, ao longo dos anos o conhecimento adquirido, sua história e  memória, trazendo para a sua missão, visão e valores, a sua identidade e cultural organizacional.
 
A instalação de memoriais, antes de tudo, acrescentou: implica em preservar a memória, para, através dela, conhecer o passado, a fim de possibilitar a constatação das mudanças com o presentes, pois o acervo demonstrará as mudanças ocorridas nas Varas do Trabalho, quer seja na própria estrutura física, na composição de seu corpo diretivo de magistrados e servidores.
 
A desembargadora lembrou ainda, ser essa visibilidade do conhecimento ou do reconhecimento histórico tanto para a comunidade jurídica, quanto para a sociedade em geral, registra a evolução da Justiça do Trabalho e cada local onde fisicamente uma unidade do TRT de Rondônia e Acre.
 
A Constituição Federal define como patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. 
 
Participaram ainda do evento, os desembargadores Socorro Guimarães, Elana Cardoso Lopes e Carlos Augusto Gomes Lôbo; o chefe da Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho da 14ª Região, procurador Ailton Vieira dos Santos, o juiz titular da 4ª VT e convocado para o Pleno, Shikou Sadahiro, o juiz auxiliar da Presidência, Antônio César Coelho, a atual diretora do Fórum, juíza titular da 6ª Vara do Trabalho, Luzinália de Souza Moraes, e vários diretores e servidores das oito Varas do Trabalho da Capital.
 
 
 
 
 
Ascom TRT 14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia

Compartilhar este post