TRT da 14ª Região inicia a construção do Planejamento Estratégico Participativo 2015/2020

 
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizou, nos dias 19 e 21 de março de 2014, o VI Encontro de Diretores, Assessores e Secretários. Como parte da programação foram realizadas oficinas de gestão estratégica para a análise dos ambientes interno e externo ao Regional com cenários para até 2020, de acordo com o Plano "Avança TRT14", estruturado por meio da Portaria nº 3156/2013.
 

Para execução do Plano será executado um cronograma estruturado em cinco fases a saber: Diagnóstico Organizacional; Revisão da (Missão, Visão e Valores); Revisão e definição dos macrodesafios (Temas estratégicos); Formulação da Estratégia (definição dos objetivos estratégicos, indicadores, metas, programas e projetos) e por fim a validação e aprovação do Plano Estratégico 2015/2020 pelo Tribunal Pleno.
 
A Oficina contou com a participação de 70 servidores/gestores representantes das áreas administrativa e judiciária, de primeira e segunda instâncias do TRT 14.  
 
A programação do VI Encontro de Diretores, Assessores e Secretários, foi preparada com foco em resultados, visando a disseminação e multiplicação do conhecimento com aplicabilidade nas atividades de planejamento e gestão do Regional, havendo  palestras temáticas, destacando-se "Gestão de Pessoas por Competências: Conceitos e Práticas", proferida pela Secretária de Gestão Estratégica do TRT da 23ª Região (MT), Christine Ribeiro Gili, temática integrante dos eixos estruturantes em execução pela atual administração. 
 
Ainda, como parte da sensibilização para a realização das oficinas, os diretores de Secretarias de Varas e representantes dos gabinetes de desembargadores participaram pela primeira vez de uma Reunião de Análise da Estratégia (RAE), oportunidade que conheceram  e acompanharam, na prática, os indicadores de resultados do PEP - 2009/2014, que foram apresentados pelo Gestor de Metas do Regional, Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, sendo uma oportunidade de promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho, conforme dispõe o artigo 5º da Resolução 70 do CNJ.
 

Na sequência, houve a palestra do diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Gomes Bonifácio, com "Governança Judiciária Desafios para 2020", oportunidade que apresentou o ranking dos tribunais brasileiros em Governança Judiciária, onde o TRT14 destaca-se no 1º lugar entre os TRTs de pequeno porte, 2º entre todos os Tribunais Regionais do Trabalho, e o 4º no ranking nacional entre os 91 tribunais do País, desempenho que enaltece e estimula ainda mais a perseverança de abnegados magistrados e servidores.
 
Com a primeira fase do Avança TRT 14, no terceiro e último dia VI Encontro de Diretores, Assessores e Secretários, foi iniciado, na prática, a construção do Planejamento Estratégico Participativo 2015-2020, em consonância a Resolução 70/2009 do CNJ, que em seu Art. 2º determina que os tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal elaborarão os seus respectivos planejamentos estratégicos, alinhados ao Plano Estratégico Nacional, com abrangência mínima de 5 (cinco) anos.
 
Assim, este Regional tem cumprido as diretrizes da supracitada Resolução, da Portaria  nº 138/2013do CNJ, que trata da rede de governança colaborativa do Poder Judiciário e da obrigatoriedade de revisão do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2009-2014, sendo editada neste Regional a Portaria nº 3156-2013, com a aprovação do  cronograma para execução do Projeto  AVANÇA TRT14.
 
Pequeno Junior agradeceu, em nome dos desembargadores, a todos os presentes, o desempenho de magistrados e servidores para o alcance das metas nacionais e regionais estabelecidas, de forma continuada, pelo CNJ. "O resultado alcançado só foi possível graças ao apoio e envolvimento de todos os gestores", salientou.
 
Ascom TRT14 (texto: João Bosco Miranda/APDI)

Compartilhar este post