Programação especial marca as comemorações pelo Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais no TRT14

No último dia 29, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, em alusão ao dia 23 de abril. O evento, que aconteceu no Plenarinho do edifício-sede do TRT em Porto Velho, foi marcado pela doação de livros jurídicos à Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, lançamento de livro e homenagens aos usuários mais assíduos em 2013 e, em especial, a uma das bibliotecárias mais antigas de Porto Velho, a senhora Glória Valladares.
 
Provenientes do acervo da Biblioteca Valentin Carrion, que funciona no próprio TRT, os livros jurídicos foram doados pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Francisco Cruz, e recebidos pela administradora da Francisco Meirelles, Lucilleyde Feitosa. 
 
Em seguida, Cruz, que foi um dos usuários da Biblioteca Municipal, lembrou da trajetória de dona Glória, a qual atuou como diretora da Biblioteca Municipal de 1979 a 2005. Na sequência, Valladares recebeu uma lembrança entregue pelo próprio desembargador.
 

Como parte da programação, houve apresentações do Coral 14 e do Coral Canto Livre do MP-RO. 

Para chamar a atenção sobre a importância da preservação dos livros, a secretária Judiciária, Maria Nazaré Pena, realizou uma performance teatral, enquanto imagens de livros danificados pelo manuseio passavam no telão. Logo após, Nazaré ressaltou a campanha de doação de livros de literatura infantil e juvenil para o TRT Comunidade, programa de responsabilidade social promovido pela Justiça do Trabalho e parceiros em comunidades carentes, que contará com mais uma edição no próximo sábado (10/05).
 
O juiz Auxiliar da Presidência, Antônio César Coêlho, fez uma resenha do livro "Portais Secretos: acessos arcaicos a Internet", de Nilton Bonder, obra que faz uma reflexão sobre os conhecimentos do passado e o mundo virtual vivido atualmente. O autor, segundo o juiz, estabelece conexões entre a informática e os fundamentos do judaísmo, levantando a teoria de que a concepção do Microsoft Windows estaria ligada aos princípios dos profetas do Antigo Testamento.
 
Usuários homenageados
 

Os usuários da Biblioteca Valentin Carrion Lara Mendonça, Maria Lana, e João Martins, os dois últimos servidores do TRT, e Lara Gabriel foram reconhecidos como os mais assíduos, conforme levantamento no Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI). A homenagem foi feita pela diretora da Escola Judicial do TRT14, desembargadora Maria Cesarineide.
 
A juíza substituta da 8ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Soneane Raquel, destacou ainda a importância da Biblioteca do TRT na sua trajetória rumo à magistratura trabalhista.
 
Elder e a Estrela de Jali
 
O juiz substituto da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Carlos Antonio Chagas, lançou durante a solenidade o seu livro de ficção infanto-juvenil, Elder e a Estrela de Jali, publicado pela Editora New Now Comunicações. A obra é a primeira de uma série que pretende dar seguimento, revelou o magistrado.
 
Segundo informações do livro, Elder é um menino que achou um espelho mágico e descobriu que grande parte da história da humanidade foi simplesmente escondida. Em Honosgea, descobriu grandes amigos e lugares incríveis. Recebeu de herança uma Espada que possuiu o que há de melhor em cada raça e um aparelho que pode medir a vontade das Estrelas. Tornou-se um Filho da Lua, em busca da Estrela de Jali, para ver se realmente descobre quem és.
 
 
Ascom/TRT14 (Luiz Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371

Compartilhar este post