Magistrados e servidores do TRT14 recebem treinamento sobre Metodologia de Gestão de Riscos
Curso preparatório para implantação e execução da Política de Gestão de Riscos no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região foi ministrado a magistrados e servidores entre os dias 6 e 10 de março de 2017.
Coordenado pela Escola Judicial (EJUD), o curso "Gestão de Riscos", parte do Programa de Capacitação Continuada do Tribunal, teve como instrutor o supervisor de Gestão de Segurança da Informação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Sandro Tomazele de Oliveira Lima.
Além dos membros do Comitê de Gestão de Riscos do TRT14, participaram do curso, magistrados e servidores lotados nas unidades administrativas e judiciárias, com objetivo de se preparar para implantação e execução da Política de Gestão de Riscos no Tribunal.
Segundo Tomazele, o TST já tem aprovada a metodologia própria de "Gestão de Riscos", que está em execução desde 2014, e os Regionais Trabalhistas estão dando sequência a esse trabalho. "Vários TRT's já estão adiantados com os serviços de Gerenciamento de Riscos, entre eles o TRT14", ressaltou o instrutor.
Durante a realização do curso, foram destacados dois padrões a nível mundial adotados pelo TST, o ISO 31.000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o COSO II - ERM.
O instrutor afirmou que ao focar a definição dos objetivos da instituição, a identificação de riscos é importante para delimitar o processo de trabalho, minimizando a chance de problemas e obter sucesso na busca de soluções. "Risco é pensar em um problema e como se livrar dele, que pode acontecer em um evento futuro e incerto podendo ser descrito em forma de probabilidade e impacto", concluiu.
Ascom/TRT14