Ministro interino do MTE fala do futuro do trabalho frente à automação em visita ao TRT14

 
 
Na sexta-feira (5/10), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), desembargador Shikou Sadahiro, e os desembargadores Maria Cesarineide de Souza Lima e Osmar João Barneze receberam a visita institucional do ministro interino do Trabalho, Ricardo Leite. O Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho foi o principal tema do encontro que ocorreu no Gabinete da Presidência, em Porto Velho/RO.
 

Leite é consultor jurídico do MTE e foi nomeado pelo presidente da República como ministro interino do Trabalho, por ocasião da ausência do ministro Caio Vieira de Mello, que participou, no período de 1º a 5 de outubro, da 19ª Reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Panamá.
 
Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho
 
Na conversa, o ministro ressaltou os trabalhos do Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho frente à automação, resultado da preocupação com a retirada de postos de trabalho em decorrência dos avanços da tecnologia em todo o mundo. 
 
Essa mudança nas relações de trabalho levou o MTE a convocar personalidades do mundo jurídico, técnicos, pensadores, pessoas ligadas às centrais sindicais e dos empregadores para compor o comitê para tratar do assunto. "O comitê se reunirá ao longo dos próximos 45 dias para discutir e propor formas de proteção ao emprego e apresentar um protocolo com o que vai continuar a ser estudado no âmbito do Conselho Nacional do Trabalho, diante do avanço da automação. É um tema importantíssimo, é planetário, é mundial. O futuro do trabalho está de fato agora recebendo atenção do Ministério do Trabalho", destacou.
 
Escola do Trabalhador
 
Leite falou também sobre o funcionamento da Escola do Trabalhador do MTE, uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) que oferece cursos online gratuitos, cujo objetivo visa qualificar o trabalhador com o ensino a distância. "O trabalhador qualificado é trabalhador com grandes chances de ser empregado", argumentou.
 
Na conversa com os desembargadores, o ministro interino teve noção da dimensão da jurisdição da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre, que abrange de Vilhena, na fronteira com Mato Grosso, à Cruzeiro do Sul, divisa com o Peru, distância de aproximadamente 2 mil km, com abrangência de 400 mil km2 de espaço territorial. A área é atendida por 32 Varas do Trabalho e, nas localidades de difícil acesso, pelas Varas Itinerantes.  As ações sociais desenvolvidas pelo Regional, a exemplo do TRT Comunidade, também foram destacadas.
 
O ministro esteve acompanhado pelo Superintendente Regional do Ministério do Trabalho em Emprego (MTE) em Rondônia, Mauricio Vaz.
 
Ao final o presidente do Tribunal, agradeceu a honrosa visita do ministro.
Secom/TRT14 (Alberto Alves)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte
(69) 99976-1235 | 3218-6371 | 3218-6373

Compartilhar este post