Diretores e secretários da Justiça do Trabalho de RO e AC participam de encontro que premiou as melhores Práticas
Os diretores de secretarias das Varas e Fóruns e da administração da sede da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre estiveram reunidos no período de 7 a 9 de maio em Porto Velho (RO), na oportunidade participaram os gestores das unidades administrativas e judiciárias com palestras, dinâmicas e workshop sobre gestão de pessoas nas áreas judiciais e administrativas.
Na abertura o presidente do Tribunal, desembargador Osmar J. Barneze, destacou a oportunidade ímpar de provocar uma reflexão conjunta com os gestores da instituição, dentro de uma sistemática já estabelecida da gestão compartilhada. Barneze disse ainda que "o encontro é fundamental a discutirmos os melhores aspectos de governança que devemos adotar, visando concretizar os excelentes resultados que temos obtidos e avançar a nossa posição no cenário nacional".
"A adoção do 1º Prêmio Boas Práticas TRT14, é uma premiação sincera que busca reconhecer o mérito de nossos servidores e magistrados que, de alguma forma, com criatividade, propuseram-se a solucionar demandas estratégicas de nossa instituição, e a replicação dessas práticas no âmbito da nossa jurisdição", ressaltou o presidente do Regional.
O IX Encontro de Diretores e Secretários, promovido pela Escola Judicial ¿ EJUD14, acontece a cada dois anos e tem por objetivo promover a atualização e troca de experiências. Nesta edição foi possível realizar com os instrutores internos, com formação e preparo para desenvolver dinâmicas e apresentação de dados e debates, com exceção do Workshop de encerramento que contou com a psicóloga Ana Maria Castanheira.
O desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, diretor da EJUD14, lembrou que nesta edição do Encontro de Diretores e Secretários o time de palestrantes em quase sua totalidade foi de instrutores internos. "Pratas da casa, que desempenharam com muita competência as suas palestras e debates", registrou.
Os palestrantes do TRT14 foram: Alessandra Felizardo de Souza, chefe do Núcleo de Estatística, e-Gestão e Apoio ao PJe; Liduína maria das Chagas Landim, mestra em Administração e servidora da Escola Judicial; Frank Luiz de Freitas, secretário de Gestão de Pessoas; Luiz Augusto de Freitas Guimarães, psicólogo e chefe da seção de Assistência Psicossocial; Francisco Dilson Chaves Guerreiro, chefe do setor de Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Qualificação de Pessoal, e ainda, Patrick Felbi Alves de Assis, diretor da 5ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO; Lucas Barbosa Brum, secretário de Gestão Estratégica; Vitor Leandro Yamada, juiz auxiliar da Presidência e vice-diretor da EJUD, todos pratas da casa. E, no encerramento do evento a participação da psicóloga Ana Maria Carneiro Castanheira.
Prêmio Boas Práticas
Com 47 práticas inscritas, o 1º Prêmio Boas Práticas da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre revelou iniciativas que deverão refletir em melhoras nas atividades tanto judiciais quanto administrativas.
A secretária Geral da Presidência do TRT, Tama Ohira de Rossi, que participou como membro da Comissão Julgadora, ressaltou em sua fala, "vi o grande sucesso do projeto, a participação maciça das nossas unidades, o empenho dos servidores e magistrados para inscrever suas práticas, algo inédito no nosso Regional. Tive a certeza que não estávamos sós, tínhamos inteligentes e criativos servidores e magistrados. Seria mais fácil driblar as dificuldades".
Tama destacou ainda, a equipe do Núcleo de Estatística, Gestão e Pje (NPJE), idealizadora do projeto "Prêmio Boas Práticas" pelo reconhecido trabalho desenvolvido, um trabalho primoroso e agradeceu pessoalmente a gerente do projeto e chefe do NPJE, a servidora Alessandra Felizardo, um verdadeiro exemplo de motivação em nossa instituição, concluiu a secretária-geral.
O Prêmio Boas Práticas, regulamentado pela Portaria 0345, de 22 de março de 2019, teve a finalidade de destacar as atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados, criadas e executadas por magistrados e/ou servidores do TRT 14a Região.
O resultado final com os vencedores por categoria (Ações socioambientais, Administrativa e Judiciária) foi divulgado no dia 09 de maio de 2019, durante o Encontro de Diretores e Secretários. Também receberam certificado de Menção Honrosa algumas práticas inscritas que não foram vencedoras, mas que foram consideradas de grande relevância pela Comissão Julgadora.
Práticas vencedoras por categoria:
Secom/TRT14 (Celso Gomes | Fotos: Luiz Alexandre e Mirna Carolina)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.