Presidente e vice do TRT da 14ª Região visitam instalações do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) de Porto Velho

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Osmar J. Barneze e o vice, desembargador Shikou Sadahiro, bem com a secretária-Geral da Presidência, Tama Ohira, visitaram as instalações do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), localizado na Zona Leste de Porto Velho (RO).  
 
A unidade, que estará a partir do próximo dia 9 de setembro funcionando conforme projeto inicial, com a inserção de cerca de 225 jovens carentes de famílias do próprio bairro, como forma de oferecer, por meio do esporte, e promover o acesso e a inclusão social. As inscrições, promovidas pelo Governo do estado de Rondônia, encerraram no dia 29/8, para as modalidades de futebol, natação e Jiu Jitsu.
 
Os desembargadores foram recepcionados pelo Delegado Calixto, gerente do NOA, e pelo Coronel Carlos Lopes, autor do projeto e que coordenou com a Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, à época.
 
De acordo com o presidente do Regional, desembargador Barneze, esse projeto, que já é uma realidade, muito orgulha a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, pois faz parte de uma série de ações que a Justiça Especializada tem desenvolvido no âmbito da jurisdição. A repercussão social disso vem ao encontro das necessidades sociais, especialmente das comunidades mais carentes, completou o desembargador.
 
 
Entenda a relevância social e a entrega da unidade ao Estado
 
 
A solenidade de inauguração, realizada no dia 1º de novembro de 2018, contou com a presença do então governador Daniel Pereira, autoridades militares e civis, além do juiz do Trabalho José Roberto Coelho Mendes Junior, representando o então presidente e atualmente vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Shikou Sadahiro, e da procuradora do Trabalho Adriana Maria Silva Candeira, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT).
 
As instalações são fruto de uma conciliação na Justiça do Trabalho perante a Ação Civil Pública n. 0000588-97.2011.5.14.0004, ingressada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a empresa Enesa Engenharia Ltda., que atuou na construção da Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira. O acordo para o pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 2,5 milhões foi conduzido na época pelo juiz do Trabalho José Roberto, na 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO, que hoje é titular da Vara do Trabalho de Rolim de Moura/RO.
 
Construídas sob uma área de 7.500 m², as novas instalações do NOA, com 1.530 m² de área construída, atenderá de forma adequada os profissionais que ali atuam com patrulhamento e operações aéreas e possibilitando integração entre os órgãos de segurança pública e a comunidade. A infraestrutura operacional possui hangar que acomoda até cinco helicópteros, heliponto, além de salas de administração e operações.
 
Projeto Voar
 
A destinação da Justiça do Trabalho, em conjunto com o MPT, atendeu ainda a construção de um complexo esportivo onde funcionará o Projeto Social Voar, que visa atender 180 crianças e adolescentes carentes da comunidade. A indicação para agregar o projeto foi do próprio juiz José Roberto, à época titular da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho.
 
A estrutura integrada oferece piscina, refeitório, lavanderia, vestiários, salas de aula e treinamento, salas administrativas, campo de futebol, além de academias com tatame e de musculação/ginástica.
 
De acordo com o comandante do NOA, Ten Cel Lopes, coordenador à época, a intenção é montar uma equipe multidisciplinar com o Governo do Estado e entidades voluntárias para que as atividades aconteçam.
 
 
 
Secom TRT14 (Fotos e textos Celso Gomes)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post