Vara do Trabalho de Plácido de Castro/AC é destaque como a segunda do Brasil que mais julgou processos em 2017 e por práticas socioambientais
A Vara do Trabalho de Plácido de Castro/AC, que pertence à jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), está entre as 10 varas do trabalho que em 2017 mais julgaram processos proporcionalmente aos recebidos no Brasil, na fase de conhecimento.
A Unidade Judiciária, situada na fronteira amazônica do Brasil com a Bolívia, ficou em 2º lugar entre todas as varas do trabalho brasileiras, conforme dados recentemente divulgados pela Corregedoria-Geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
No indicador denominado "10 Varas com os maiores percentuais de julgados em relação aos recebidos", a Vara alcançou o elevado percentual de 186,1%, conforme consta no Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (E-Gestão).
Para a juíza do Trabalho Titular da VT, Christiana D'arc Damasceno, a notícia é motivo de alegria e reconhecimento da dedicação do magistrado em seu ofício. "É importante ressaltar, igualmente, a dedicada colaboração dos servidores que são partícipes no processo, como também da administração do Regional que tem manifestado apoio, mediante esforços de estruturação organizacional, para que resultados como esses possam ser alcançados", completou.
Conforme dados regionais, a unidade trabalhista em Plácido de Castro possui a maior média de processos novos recebidos nos últimos três anos entre as unidades incluídas no grupo A, II, do artigo 1º da Portaria GP n. 0176/2018, de que fazem parte as Varas do Trabalho de Jaru/RO, Colorado d'Oeste/RO, Ouro Preto d'Oeste/RO, São Miguel do Guaporé/RO, Guajará-Mirim/RO, Buritis/RO e Machadinho d'Oeste/RO, dentre outras.
Ainda segundo a magistrada, o resultado representa uma conquista para o TRT, alinhando-se com a missão institucional de "realizar justiça, no âmbito das relações de trabalho, com celeridade e efetividade, promovendo a paz social e o fortalecimento da cidadania.", além da visão de futuro de "consolidar-se perante a sociedade como referência de credibilidade na prestação jurisdicional."
Responsabilidade Socioambiental
Além da prestação jurisdicional, a Vara do Trabalho de Plácido de Castro vem se destacando com um trabalho de responsabilidade socioambiental junto a estudantes dos turnos matutino e verpertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Mansour Simão.
Trata-se de um projeto para coleta de garrafas pets, com a entrega de kits educacionais aos estudantes. Já foram distribuídos 41 kits e recebidas 490 garrafas, as quais foram pintadas e transformadas pela equipe da Vara em vasos para a construção de jardins suspensos na sede da Unidade.
"Esse projeto de reciclagem e educação na Justiça do Trabalho vem propiciando conscientização ambiental, reaproveitamento de recursos e melhoria do ambiente institucional", destacou o diretor de Secretaria da Vara, Washington Vilela.
Ainda como parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental do Regional, "Justiça do Trabalho Vai à Escola", a Vara programou uma palestra na mesma Escola para o próximo dia 13, na semana em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Por ocasião da Correição Ordinária realizada pelo Tribunal na Unidade, no último dia 21, a vice-presidente do Regional, desembargadora Socorro Guimarães, destacou os projetos socioambientais desenvolvidos. "Parabenizo a juíza titular e servidores atuantes pelas iniciativas implementadas", registrou na ata.
A Vara do Trabalho de Plácido de Castro disponibiliza ainda um "Espaço Kids", com tatame, estante com literatura infantojuvenil (com obras inclusive em braile), brinquedos educativos, mesa e cadeira para escrita e desenho, assim como bebê conforto, para maior comodidade dos pais atendidos, e de bebês e crianças. A Vara iniciou o projeto "Lendo na Justiça: invista no seu tempo. Leia e vá mais longe. Evite o descarte e amplie os horizontes de alguém". Na estante localizada no átrio da Secretaria, são disponibilizados clássicos da literatura destinados aos públicos jovem e adulto para leitura enquanto as partes e os advogados aguardam audiências e atendimento no balcão". A Vara também cultiva uma horta compartilhada de legumes e hortaliças, onde os cuidados são prestados em horário não coincidente com o do expediente da Unidade.
Secom/TRT14 (Com informações e fotos da VT de Plácido de Castro)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(69) 99976-1235 | 3218-6371 | 3218-6373
(Notícia atualizada em 07/06/2018, às 9h33)