Justiça do Trabalho realiza ações sociais em Epitaciolândia, interior do Acre
A Vara do Trabalho de Epitaciolândia, a cerca de 230 km da capital Rio Branco (AC), realizou as ações sociais "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" e "Justiça do Trabalho vai à Escola" nos dias 07 e 08 de agosto. As atividades que envolveram cerca de 130 pessoas foram relacionadas à informações sobre direitos e deveres do trabalhador, além de ressaltar importância de se combater o trabalho infantil e promoção do incentivo à aprendizagem.
Justiça do Trabalho de Portas Abertas
Adolescentes de 11 a 17 anos da União de Adolescentes da Igreja Assembleia de Deus em Brasileia (UAADEB) conheceram na terça-feira (07/08) a sede da Vara do Trabalho de Epitaciolândia, Acre.
Recepcionados pelo juiz do trabalho, Celso Antonio Botão Carvalho Júnior, os jovens participaram da audiência UNA onde o magistrado explicou sobre os direitos e deveres do trabalhador, procedimentos processuais, contrato de trabalho, sobre a instituição e importância das garantias quanto as anotações na Carteira de Trabalho.
Na oportunidade foram distribuídas cartilhas sobre o Guia do Jovem Aprendiz e Combate ao Trabalho Infantil.
Justiça do Trabalho vai à escola
Na quarta-feira (08/08) o magistrado e servidores foram até a Escola Estadual de Ensino Médio Kairala José Kairala, para falar sobre a importância dos jovens estarem focados no estudo e aprendizagem, como forma de ficarem longe do trabalho infantil
Na ocasião o juiz Celso Antonio Botão Carvalho Júnior, destacou que o termo trabalho infantil compreende a realização, por crianças e adolescentes com idade inferior ao limite previsto na Constituição e nas leis, e que essa pratica deve ser combatida pela sociedade. Enfatizou a existência de campanha nacional sobre o tema e a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre também tem esse papel de difundir as informações e promover o inventivo à aprendizagem dos jovens.
Os alunos além de receberem informações, levaram para casa cartilha em formato de "gibi", com historinhas e esclarecimento sobre o tema.
Estiveram envolvidos na atividade os servidores Edinaldo Oliveira da Silva, diretor de Secretaria; Adeyse de Lima Dantas Fernandes, Assistente de Diretor; Ivoneide Pereira da Costa Silva, Chefe da Execução, Edigar Soares Pacheco, Calculista; Wesley Victor Machado Viana Gomes, Secretário de Audiências e José Carlos Gama Pereira, oficial de Justiça.
Secom/TRT14 (Rayane Medeiros/Celso Gomes, c/fotos e informações da VT de Epitaciolândia)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte