Alunos do Instituto Federal do Amazonas - IFAM visitam Núcleo de Gestão Documental e sede do TRT em Porto Velho
Os alunos do curso técnico em administração do Instituto Federal do Amazonas - Campus Humaitá - (IFAM), visitaram o Núcleo de Gestão Documental e Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14) na última sexta-feira (23/11) em atividade do Programa de Responsabilidade Social, "Justiça do Trabalho Portas Abertas", que também faz parte da programação histórica dos 32 anos de instalação do TRT em Rondônia e Acre que será comemorado no próximo dia 28 de novembro.
Mais de 30 alunos conheceram na prática a rotina e controle de documentação técnica e puderam tirar dúvidas sobre temporalidade, arquivamentos e eliminação de processos e documentos, além de outras informações acerca da estrutura da Justiça do Trabalho e da importância da preservação da memória documental.
Para o professor de contabilidade Clenio Ferreira de Farias, a visita ajudou na conciliação dos conteúdos teóricos em sala de aula com a vivência prática das rotinas administrativas. "Nossa visita aqui ela tem uma importância muito grande, visto que na sala de aula a gente observa apenas os conceitos teóricos e as definições. A gente faz exposição de algumas metodologias, algumas ferramentas pedagógicas para fazer com que essa contenção seja mais ampla. Mas nada substitui a prática, a observação do espaço físico, como tudo isso é processado", explicou o professor.
De acordo com o professor de arqueologia básica, Reinaldo Ferreira Ramiro, que também acompanhou a visita, essa oportunidade ajudou os alunos a materializar o conhecimento teórico com a prática, fazendo com que presenciem a prática administrativa, a preocupação e também as peculiaridades de um órgão pertencente ao poder judiciário. "Existe uma indiferença, por exemplo, na tabela de temporalidade utilizada no ambiente de poder executivo do IFAM, é diferente da tabela de temporalidade utilizada no poder judiciário, então, eles sabendo que existe essa diferença, mas com conceito solidificado em sala de aula, eles conseguem se adequar ao poder judiciário", concluiu Reinaldo.
Além de visitarem e aprenderem sobre arquivos, os estudantes puderem conhecer o memorial e ouvir um pouco da história do TRT14. "A gente pôde ver a sala de memorial do Tribunal e perceber a preservação, cuidados que eles têm com relação aos documentos, aos diplomas, convites, tudo que é de suma importância. E fomos recebidos maravilhosamente bem, pessoas de fácil comunicação e que nos ajudaram com mais conhecimento", disse o aluno Edilon Ferraz da Silva.
Exposição: 32 anos de instalação do TRT14
A visita é parte da programação especial pelos 32 de instalação do Tribunal Regional do Trabalho em Rondônia e Acre. O Núcleo de Gestão Documental e Arquivo organizou uma exposição que conta a história da Justiça do Trabalho e também resgata a memória de servidores que muito honraram seus ofícios desde o início de tudo em 1986, especialmente os servidores artífices, agentes de segurança, motoristas entre outros.
Na sede do Tribunal os alunos foram recebidos pela equipe do Núcleo de Gestão Documental, oportunidade em que a servidora Lídia Barbosa, explicou sobre a história da Justiça do Trabalho que vai completar 32 anos de instalação neste dia 28 de novembro, um dos motivos das visitas e também de uma exposição. Na exposição foi destacado em fotos e textos a história dos servidores que ao longo dos anos prestaram relevantes serviços no apoio logístico desde as instalações físicas das unidades, que quase sempre não aprecem, mas são fundamentais para o Tribunal, destacou Lídia.
Guia do Jovem Aprendiz
No espaço do Memorial os alunos receberam uma revista - Guia do Jovem Aprendiz que traz informações acerca da Lei n. 10.097/2000 que instituiu a aprendizagem para as empresas de médio e grande porte que passaram a ter o dever dee contratar aprendizes dentro de 5 a 15% do quadro funcionai, dentre outras informações úteis para os alunos.
Mini palestra - Papel do Administrador no Serviço Público - experiência no TRT
O Secretário de Gestão de Pessoas, Frank Luz de Freitas, recepcionou os alunos e professores no Plenarinho do Regional, na oportunidade falou sobre a relevância do administrador público na geração de bons resultados para a instituição. Destacou exemplos bem sucedidos da Justiça do Trabalho nos Estados de Rondônia e Acre, como a implantação de gestão por competência e ainda a importância da informatização para melhor fluir os trabalhos administrativos no mundo moderno, entre outros exemplos.
De acordo com a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Arquivo, Raimunda Brito Pedraça, "compartilhar as experiências e aprendizados adquiridos ao longo dos anos seja na metodologia de arquivamento, uso das tabelas de temporalidade, avaliação documental, guarda permanente, descartes, é muito importante.
Raimunda destacou ainda que além Tratamento de documentação e objetos históricos, nós aproveitamos a oportunidade para fazer a divulgação da Memória Institucional do Tribunal, da importância da preservação para a História das relações de trabalho nos Estados de Rondônia e Acre.
O apoio de setores intervenientes foi fundamental para o êxito da ação, como: da Coordenadoria de Infraestrutura Logística e Segurança, SECOM, Núcleo de Material e Patrimônio - NMP e da Gestão de Pessoas e a equipe do Núcleo de Gestão Documental e Arquivo, servidores e estagiárias, afirmou Raimunda Pedraça.
Secom/TRT14 (Estagiária Rayane Alexandre / supervisão Celso Gomes)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte