Conheça a Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) instituiu, por meio da Resolução Administrativa n. 038, de 31 de julho de 2020, a sua Política de Responsabilidade Socioambiental.
A iniciativa busca inserir em todas as atividades da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre o tema da sustentabilidade, visando promover o desenvolvimento sustentável, considerando as perspectivas ambiental, social, econômica e cultural.
Para atuar neste sentido, o documento também cria a Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental, que tem como atribuição precípua dar efetividade, desenvolver e monitorar a execução da Política. Clique aqui para ver o documento na íntegra.
Com a ação, o TRT14 estabelece princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes e calendário socioambiental para nortear as suas ações, bem como cria instrumentos de incentivo e participação das áreas do tribunal em prol do desenvolvimento sustentável, por meio da atuação de agentes socioambientais, com o objetivo de integrar e fortalecer as ações de responsabilidade socioambiental.
O trabalho foi elaborado de forma colaborativa e coordenado por uma equipe de projeto instituída pela Administração, com servidores lotados na Secretaria de Gestão Estratégica, Seção de Programas Sociais e Secretaria de Auditoria e Controle Interno e baseou-se em recomendações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os órgãos de todo o país adotem medidas para a efetiva inclusão de critérios de responsabilidade socioambiental em todas as suas atividades, bem como na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e ISO 26000, as quais constituem, atualmente, a base para construção de políticas de responsabilidade socioambientais e trata de temas centrais as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente e Relações com os diversos públicos da instituição.
Ariel Rodrigues | Secom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.