Saúde mental e física são destaques no I Encontro Institucional da Justiça do Trabalho de RO e AC

Com temas ligados à saúde mental e física, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) realizou nos dias 18 e 19 de novembro o I Encontro Institucional da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre.

Organizado e coordenado pela Escola Judicial do Regional (Ejud14), o evento aconteceu de forma telepresencial, com transmissão pelo canal da Ejud14 no YouTube, onde obteve mais de 9 mil visualizações.

A abertura do encontro contou com a participação da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, que fez uma reflexão sobre o momento atual de pandemia. “Sinto-me esperançosa pelos dias que virão. Afinal, estamos vivos e com saúde. São tempos difíceis, estranhos, desafiadores, mas devemos persistir. Quando o assunto é mundo do trabalho, mais do que nunca e em cenário de crise e pandemia, o protagonismo deve ser sem dúvida a prevenção em suas diversas formas, sobretudo nesse momento de retorno gradual ao trabalho presencial”, declarou. 

Delaíde também chamou a atenção para o fato de que a crise da pandemia tem aprofundado a desigualdade no Brasil e no mundo. “A modernização deve servir para humanizar e para melhorar e não para precarizar as relações e o ambiente de trabalho. Precisamos mais do que nunca olhar para o nosso semelhante, para os trabalhadores, trabalhadoras e suas famílias, e olhar com humanidade, pois somente juntos vamos nos fortalecer para vencer a crise e suas consequências”, destacou. 

Da mesma forma, o diretor da Escola e gestor do Programa Trabalho Seguro do TRT-RO/AC, desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, citou o atual momento e ressaltou a atuação da Ejud14 para vencer os desafios impostos. “A Diretoria da Escola agiu de forma célere e não permitiu que a missão de treinar magistrados e servidores passasse por qualquer tipo de diminuição ou comprometimento. Ao contrário, com satisfação e alegria, fechamos o ano de 2020 tendo realizado 166 eventos de capacitação, sendo 152 destinados aos servidores e 14 magistrados. Nestes cursos alcançamos 1234 servidores e 166 magistrados, o que concluímos que, pela média, nossos servidores e magistrados participaram de pelo menos três cursos de capacitação no ano. Ao total, foram 1400 participações em 2020, fruto do trabalho diligente de 7.400 horas de treinamento”, revelou. 

Representando a Presidência do Regional, o vice-presidente, desembargador Shikou Sadahiro, parabenizou todos os envolvidos e agradeceu a ministra do TST por realizar o discurso inaugural do Encontro. “Ainda estamos aprendendo a conviver com as restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus, mas é muito importante e salutar a busca pela união e empatia neste momento de dificuldade. Desde o início da pandemia, a preocupação da Administração deste Tribunal foi a de preservar a saúde e segurança de todos, sem esquecer de prestar a máxima jurisdição o com menor risco possível. Este evento demonstra preocupação em dar capacitação, mas principalmente demonstra que estamos unidos para congregar forças e superar as dificuldades em prol da sociedade e dos jurisdicionados”, registrou.

A presidente eleita para o Biênio 2021-2022 do TRT, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, parabenizou a direção da Escola e a Presidência pela realização do Encontro. “Eventos dessa natureza enriquecem nosso conhecimento e renovam as forças para o desempenho das funções”, disse.

O momento contou também com as saudações do presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho dos Estados de Rondônia e Acre (Sinsjustra), Antonio Batista, e do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14), Antonio Cesar Medeiros.

Programação

Conduzido pela vice-diretora da Ejud, a juíza do Trabalho Silmara Negrett, a programação contou com a participação de palestrantes renomados em suas áreas. 

A palestra inaugural foi realizada pela nutricionista e influenciadora digital, Karina Peloi, que tratou sobre “Saúde como autorresponsabilidade”. Na sequência, para fechar o primeiro dia, os doutores e pesquisadores José Manoel Moran e Dênia Falcão de Bittencourt discutiram o desafio de “Aprender em tempo de distanciamento social”.

Na quinta-feira (19), o assunto “Dependências tecnológicas, identificação e caminhos para superação” abriu as apresentações, cujo facilitador foi o Dr. Cristiano Nabuco. Em seguida, a jornalista e diretora de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), Aline Castro, falou sobre a “Comunicação não violenta transformação intra e interpessoal para um mundo melhor”.

Para encerrar, a equipe da Coordenadoria de Assistência à Saúde do TRT14 discutiu com os participantes sobre as “Medidas Comportamentais de Segurança Individual e em Grupo”, previstas no Plano de Biossegurança do próprio Regional.


Secom/TRT14 (Luiz Alexandre)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post