Escola Judicial do TRT-RO/AC promove no YouTube a 1ª Semana da Diversidade: O Direito do Arco-Íris”
Notícia em Áudio
De 28 de junho a 02 de julho de 2021, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) realizará lives no YouTube como parte da “1ª Semana da Diversidade: O Direito do Arco-Íris”. A iniciativa promoverá debates com uma seleção de influentes pesquisadores e professores no assunto. (Canal Oficial da Ejud no Youtube)
O evento terá como público-alvo magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores do TRT. No entanto, podem participar magistrados, servidores, estagiários de outros Tribunais, bem como advogados, membros do Ministério Público e toda a comunidade jurídica e não-jurídica interessada no aprofundamento do debate inclusivo.
A inscrição online pode ser realizada no endereço: https://bit.ly/3vW3hn3.
A “1ª Semana da Diversidade: O Direito do Arco-Íris” está alinhada aos eixos da Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT da 14ª Região, notadamente no que se refere à proteção dos Direitos Humanos e do meio ambiente do trabalho, bem como à Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, de Raça e Diversidade assinada conjuntamente pelo Regional e o Tribunal de Justiça de Rondônia.
Programação
Os ciclos de palestras, mesclados com show musical de voz e violão com Sarah Soul e Caroline, iniciam sempre às 16h (horário de Rondônia), em todos os dias da Semana.
No primeiro dia haverá a abertura oficial pela presidente do Regional, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima. Na sequência, acontece a palestra “História e Vivências: o relato de Yuna Vitória”, a ser ministrada pela própria que é estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito e Sexualidade e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gênero e Sexualidade.
Já na terça-feira (29), o professor doutor Fernando Seffner guiará a palestra “Pedagogias de gênero: diversidade; identidade e representatividade”. O palestrante é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em Geologia e licenciatura plena em História pela UFRGS. Também possui mestrado em Sociologia e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS. É docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e no Mestrado Profissional em Ensino de História –
PROFHISTÓRIA.
A palestra “Trans-pondo as fronteiras da educação e do sistema de justiça: a população LGBTQ+ na produção do conhecimento” será destaque na quarta-feira (30) com o professor doutor Jésio Zamboni, que é professor adjunto no Departamento de Psicologia e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele é graduado em Psicologia, mestrado em Psicologia Institucional e doutorado em Educação pela UFES. Atua principalmente nos seguintes temas: diversidade sexual e de gênero, clínica transdisciplinar, análise institucional, filosofia da diferença, ética na psicologia,
direitos humanos e biopolítica.
A professora Doutora Cynthia Ciarallo, psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), servidora da Justiça do Trabalho da 10ª Região e apresentadora do Canal “Fala Diversidade”, no YouTube, comandará na quinta-feira (01/07) a palestra “Relações etnicorracionais institucionalizadas e o Poder Judiciário”.
Para fechar a programação, a drag queen Dimitra Vulcana - Danilo Carreiro, conhecido nas redes sociais por dar vida à drag queen Dimitra Vulcana, fará o Talk-Show - entre vidas e estigmas. Com milhares de seguidores nas redes sociais, Danilo é mestre e doutor em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros e professor efetivo do curso de Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Também é mídia ativista no podcast Hora Queer que aborda política e as pautas de gênero, sexualidade trazendo recorte de raça, cor e classe numa perspectiva anticapitalista. Também é Youtuber no Canal Doutora Drag que aborda temas políticos.
Secom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.