Escola Judicial do TRT-RO/AC promove a 2ª Semana da Diversidade
O evento tem como foco promover a pauta da equidade de gênero, raça e diversidade no âmbito do Poder Judiciário
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) promoverá de 27 de junho a 1º de julho a 2ª edição da “Semana da Diversidade. Com o tema “Celebrar, proteger e valorizar a diversidade sexual e de gênero”, o evento irá ocorrer das 16h às 18h horário de Brasília e 15h às 17h horário de Rondônia, na modalidade telepresencial pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal Ejud-14 no YouTube.
As palestras serão voltadas para magistrados (as), servidores (as), estagiários (as), terceirizados (das), estudantes e o público em geral.
Segundo a coordenação, a Semana da Diversidade integra o conjunto de iniciativas realizadas pelo Poder Judiciário voltadas à ampliação do debate acerca da diversidade e inclusão e pretende lançar novos olhares para o Sistema de Justiça.
Para os operadores do direito, o evento contribuirá para o exercício da prestação jurisdicional especializada na perspectiva da diversidade, de gênero e suas interseccionalidades. A atividade está, ainda, alinhada aos objetivos das Políticas de Diversidade de Gênero, Raça (Resolução Administrativa n. 041/2021) e de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Resolução Administrativa n. 038/2020).
Programação
Palestras a respeito do tema vão acontecer durante todos os dias, e no dia (1/7), apresentação cultural fica por conta da cantora Gabriê.
No primeiro dia a presidente do Regional, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, fará abertura oficial da palestra. Em seguida, acontece a palestra “Gênero com conceito teórico, ético e político com o docente Rafael Cavalheiro Doutorando em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e doutorando em psicologia social (UERJ). A apresentação cultural fica por conta do cantor Rafael Horta.
Na terça-feira (28/6), a psicóloga Cynthia Ciarallo, professora e doutora em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), servidora da Justiça do Trabalho da 10ª Região e apresentadora do Canal “Fala Diversidade”, no YouTube, comandará a palestra “Por famílias que caibam todas as existências: diversidade e desenvolvimento humano”.
A palestra “Diversidade e Empatia Consciente:a (im)possibilidade de se ver no outro”, será abordada pelo advogado Lucas Araújo, mestre em direito e pesquisador de estudos de étnicos-raciais e de gênero da UnB. A apresentação cultural neste dia será da cantora Carol Terra.
Já o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Elder Goltzman, mestre em direito e instituições de sistemas de justiça pela Universidade Federal do Maranhão, pesquisador do Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Desenvolvimento (NEDID), abordará no dia 30 a palestra: “O direito é LGBTfóbico? A LGBTfobia estrutural e o binarismo jurídico”.
Fechando a programação, haverá inicialmente a apresentação cultural da cantora e compositora da região norte que participou do The Voice Brasil em 2018, Gabriê. Logo após, o evento fecha com a palestra do bibliotecário da Câmara dos Deputados, Cristian Brayner, que é graduado em Direito, Filosofia, Letras mestre em Ciência da Informação e doutor em Literatura e Práticas Sociais pela UnB. O tema será “As Bibliotecas Jurídicas como Espaços de Tutela dos Direitos Humanos”.
Para participar da Semana, o interessado(a) deverá preencher o formulário de inscrição, até 24/6, às 13h. O link de acesso à sala na plataforma Zoom será encaminhado aos inscritos.
Secom/TRT14 (Daiane Bezerra, sob supervisão de Munique Furtado)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.