Justiça do Trabalho comemora mês das mulheres com programação especial

Arte oficial do mês da mulher

Está previsto, treinamento de defesa pessoal, palestras, rodas de conversa, Chá com Elas,  exibição de filmes, clube de livros feminino e o lançamento da campanha “Elas Conciliam”, que dedicará as audiências dos Cejuscs e do Núcleo de Justiça 4.0, às pautas relacionadas a processos em que mulheres são reclamantes.

Em homenagem às mulheres, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) promove uma programação especial para marcar o mês dedicado a elas. Com foco na igualdade de gênero e no combate à violência, os eventos oferecidos ao longo do mês de março abordarão temas relevantes e empoderadores. A programação diversificada busca promover a conscientização e a luta pelos direitos das mulheres.

Como parte da boa prática, os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e do Núcleo de Justiça 4.0, destinarão suas pautas exclusivamente a processos em que mulheres são reclamantes ou patronas únicas da causa. A iniciativa visa fomentar e incentivar a atuação dessas Unidades em realizar ações de conciliação, promoção e conscientização pelos direitos delas.

O  presidente do TRT-14, desembargador Osmar J. Barneze, destaca que esta ação pontual no Dia Internacional da Mulher serve como marco inicial, mas a campanha se estenderá por todo o mês de março.

“Incentivamos todas as demais unidades judiciárias, incluindo as Varas do Trabalho, a aderirem à campanha, realizando pautas de audiências que priorizem processos com mulheres atuando como advogadas ou demandantes”, enfatizou Barneze.

Para o juiz Auxiliar da Presidência, Augusto Nascimento Carige, a campanha ‘Elas Conciliam’ transcende a celebração do mês das mulheres ao se configurar como uma etapa preparatória estratégica para a VIII Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, prevista para ocorrer de 20 a 24 de maio de 2024.

“Este esforço não apenas destaca o papel fundamental das mulheres na conciliação trabalhista, mas também serve como uma ação precursora, visando aprimorar nossas práticas conciliatórias. Ao promover uma maior inclusão e dando ênfase à conciliação em processos liderados por mulheres, estamos, de fato, fortalecendo as bases para uma Semana Nacional da Conciliação mais efetiva e inclusiva, alinhada aos princípios de justiça e igualdade que norteiam nosso trabalho no tribunal”, explicou o magistrado.

Confira a programação do mês das mulheres

Defesa pessoal

Fundamental nos dias atuais, o treinamento de defesa pessoal não apenas proporciona empoderamento e confiança às mulheres, mas também contribui para a prevenção da violência. Além disso, promove uma mudança cultural, aumentando a conscientização sobre questões de segurança e igualdade de gênero. O curso será promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/RO), no dia 2 de março, das 8h às 11h da manhã, no Centro de Treinamento Irmãos Olímpio, que fica na Rua Guanabara, 1336 - Bairro Nossa Senhora das Graças.

Chá com Elas

Em sua 4ª edição, o projeto “Chá com Elas” ocorrerá no dia 4. O evento promoverá o diálogo sobre a luta feminina e a participação social. Organizado pela Escola Judicial da 14ª Região (Ejud-14), a iniciativa conta com a palestra “Mulheres: Desafios e Perspectivas no Mundo do Trabalho”, que ocorre das 8h30 às 10h30, na modalidade híbrida. A Palestra poderá ser acessada através do link clicando aqui. Neste mesmo dia, ocorrerá o mini curso “O Acesso à Justiça e a Operação do Direito: Trabalho e Interseccionalidades”, ministrado pelos docentes Cynthia Ciarallo e Franklin Lino Martin. A participação será presencial das 10h às 18h na sede da Escola Judicial.

Elas Conciliam

Inspirada pelo significado do Dia Internacional das Mulheres, a Justiça do Trabalho lançará  por meio do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e o Núcleo de Justiça 4.0,  a campanha “Elas Conciliam”. A boa prática, dedicará o dia 8 exclusivamente às pautas relacionadas a processos em que as mulheres são reclamantes ou advogadas únicas da causa.

O objetivo é fomentar e incentivar a atuação dessas Unidades em realizar ações de promoção e conscientização pelos direitos das mulheres.

Palestras

Também no dia 8, no Auditório do edifício-sede do TRT-14, será realizada a palestra:  “Violência contra a mulher” e “Feminicídio”, que será ministrada pela Psicóloga Aline Dantas da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O encontro terá como foco o protocolo de prevenção e medidas de segurança contra a violência doméstica, do programa “Um Sinal, Uma Vida”, desenvolvido pela Secretaria da Corregedoria Regional (SCR), e implantado recentemente na Justiça do Trabalho. O programa sugere uma série de medidas preventivas, como a criação de canais de denúncia, atendimento e suporte, instituição de uma comissão ou setor multidisciplinar para acolher e assistir as vítimas, e a capacitação dos profissionais de segurança que prestam serviços nos Tribunais.

Cine Valores e Virtudes

Por meio do projeto “Cine Valores & Virtudes", a Ouvidoria do TRT-14, exibirá no dia 15, filme com temática relevante sobre assédio sexual/moral e discriminação. A sessão de cinema será realizada no Plenário que fica no 4º andar. Horário ainda a ser definido.

Roda de Conversa

A Coordenadoria de Assistência à Saúde do regional irá abordar questões essenciais para o bem-estar e empoderamento das mulheres. A “Saúde da Mulher”, “Autoestima” e “Mercado de Trabalho" estarão em pauta no dia 22. (horário a definir)

Clube do Amor Próprio

É um clube de leitura, focado em aumentar a auto estima e confiança das mulheres, por meio do autoconhecimento. Por meio do whatsapp as participantes trocam experiências sobre os conhecimentos adquiridos através da leitura. O livro que está sendo consumido atualmente é “O amor Próprio” da escritora Marinalva Callegario. Além do aplicativo de mensagem, as integrantes do clube têm a opção de se reunirem virtualmente aos domingos. Além do estímulo à leitura, o grupo proporciona  acolhimento e encorajamento para atitudes mais confiantes. Interessadas em participar podem entrar em contato com a servidora Ana Paula Domingos Salvador, por meio do Chat Institucional.

Essas boas práticas refletem o compromisso contínuo do TRT-14 em promover a igualdade de gênero, a conscientização e a justiça social.  


Secom/TRT14 (Yonara Werri)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Última atualização em 1º/3/24, às 11h38.

Compartilhar este post