Planejamento Estratégico Participativo

O Plano Estratégico Participativo do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (PEP 2021-2026) sintetiza os principais desafios da instituição para o período. O documento estabelece a identidade organizacional do Tribunal (Missão, Visão e Valores), bem como os objetivos estratégicos, metas, indicadores de desempenho e as principais iniciativas, resultados do trabalho colaborativo de magistrados, servidores, advogados, órgãos e entidades do sistema de justiça e demais órgãos com os quais o Tribunal faz parceria, para participarem da elaboração da proposta do plano.

Nesta página você terá acesso aos nossos objetivos, indicacadores, metas, iniciativas, resultados (atuais e de anos anteriores) e ao glossário, bem como outras informações relevantes. Para conhecer os projetos em execução e seu desempenho, acesse, no menu à esquerda, o item projetos.

Objetivos / Indicadores / Metas / Iniciativas

Com as alterações da revisão técnica realizada pelo Comitê de Governança e Estratégia em abril de 2024

“A Matriz de Indicadores e Metas do TRT14 é composta pelos indicadores de resultado e metas, que serão revisadas periodicamente, com a adequação aos objetivos estratégicos, atualizando o respectivo Glossário, que deverá ser submetido à aprovação do Comitê de Gestão Participativa” (Resolução Administrativa n. 061/2021, art. 7º, §2º.
Objetivos Estratégicos Indicadores de Desempenho Metas a serem alcançadas Iniciativas Estratégicas
1 - Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais 1.1- Índice de Atendimento das Metas do Plano de Comunicação Social (IAM-PCS) 1.1.1 - Alcançar 100% de desempenho na meta - Realizar as metas do Plano de Comunicação do Tribunal
- Realizar melhorias nos canais e ferramentas internas de comunicação, melhorando ainda conteúdo e estilo
- Aprimorar a transparência e o acesso à informação por meio do portal atualizado e intuitivo, bem como a carta de serviços ao cidadão
- Melhorar a comunicação externa mantendo os canais de comunicação ativos, com publicações periódicas e regulares
- Realizar campanhas de conscientização e organizar eventos e palestras visando melhorar a comunicação e as relações institucionais
- Assegurar a acessibilidade de todo o conteúdo online para pessoas com deficiência, seguindo as normas de acessibilidade digital
- Ampliação da presença do TRT14 em Rádio e TV 14 por meio de parcerias
- Criação de um comitê de crise e a realização de pesquisa de satisfação interna dos serviços de comunicação social
- TRT comunidade e de cidadania
- Biblioteca itinerante
- Realizar ação que resgate a memória do Tribunal
2 - Promover o trabalho decente e a sustentabilidade 2.1 - Estimular a Inovação no Poder Judiciário - Meta Nacional 9
2.2 - Índice de desempenho de sustentabilidade - IDS
2.3 - Promover os Direitos da Criança e do Adolescente - Meta 10
2.1.1 - Alcançar 100% de desempenho na meta 9
2.2.2 - Aumentar 2p.p do IDS em relação ao resultado do ano anterior
2.3.3 - Alcançar 100% de desempenho na meta 10
- Implementar as ações aprovadas no PLS, implantando o controle automatizado
- Instalar energia fotovoltaica em duas Varas do Trabalho do Interior em 2025
- Instalar energia fotovoltaica em pelo menos 50% das Varas do Trabalho do interior de Rondônia e do Acre até 2026
- Realizar gincanas internas com o tema sustentabilidade social e ambiental
- Reduzir custos (água, energia, papel etc)
- Resgatar o amanajé, o mensageiro da ecologia, no que couber
- Ampliar a utilização de critérios sustentáveis em aquisições
3 - Garantir a duração razoável do processo 3.1 - Índice de processos julgados - IPJ (Meta Nacional 1)
3.2 - Índice de processos mais antigos - IPA (Meta Nacional 2)
3.3 - Reduzir a taxa de congestionamento, exceto execuções fiscais (Meta Nacional 5)
3.1.1 - Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos de 20/12/2024 a 19/12/2025, excluídos os suspensos e sobrestados de 20/12/2024 a 19/12/2025
3.2.2 - Identificar e julgar até 31/12/2025, pelo menos, 94% dos processos distribuídos até 31/12/2023, nos 1º e 2º graus e 100% dos processos pendentes de julgamento há 5 anos (2020) ou mais
3.3.3 - Reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais, em relação a 2024. Cláusula de barreira na fase de conhecimento: 40%. Cláusula de barreira na fase de execução: 65%.
- Capacitar servidores e gestores nos módulos produtividade, governança,
transparência, dados e tecnologia do Regulamento do Prêmio CNJ de
Qualidade
- Solucionar as inconformidades constatadas visando atender 100% dos requisitos
- Manter monitoramento constante e rigoroso dos requisitos do Prêmio
- Promover o monitoramento das recomendações da Ata de Correição da CGJT
- Solucionar as inconformidades constatadas constantes da ata correicional
- Informar à CGJT sobre a resolução das inconformidades
- Concluir projeto de Itinerância alinhado às orientações da CGJT
- Reativar as Varas Itinerantes
- Monitorar os PIDs
4 - Promover a integridade e a transparência em relação aos atos de gestão praticados 4.1 - Índice de cumprimento do Programa e-Prevenção 4.1.1 - Alcançar 100% de desempenho na meta, assim definidas: 2024: 70%, 2025: 90% e 2026: 100% - Aplicar a ferramenta “data analytics” para identificar tendências e oportunidades de melhoria
- Implementar o software de gestão da LGPD e realizar o inventário de dados
- Revisar os painéis de estatística, avaliando a necessidade de exclusão, criação ou reformulação de cada um
- Utilizar ferramentas de Business Intelligence para analisar dados e gerar
informações estratégicas para a tomada de decisões e dar ampla divulgação
- Implementar um Sistema de Gestão de Riscos - gerir com regras e cumprindo as regras de negócios
5 - Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas 5.1 - Índice de conciliação - Meta Nacional 3 5.1. 1 - Aumentar o índice de conciliação em 0,5 ponto percentual em relação à média do biênio 2021/2022 ou alcançar, no mínimo, 38% de conciliação - Identificar, propor e conscientizar acerca da adoção de melhores práticas relacionadas à sentença líquida e conciliação
- Investir em programas de capacitação com oferta de cursos regulares para
magistrados e servidores em conciliação
- Ampliar a composição das demandas em fases pré-processuais
6 - Fortalecer a governança e a gestão estratégica 6.1 - Índice de processos de trabalho críticos mapeados com identificação dos controles internos - IPMCI 6.1.1 - Alcançar 100% de desempenho na meta, considerando os processos críticos identificados, em 2024, mapear até dezembro de 2025, todos os processos pendentes de conclusão. - Internalizar e disseminar a identidade organizacional
- Revisar planos e normas alinhando-os às normas superiores
- Revisar o PEP 2021-2026 (iniciar os debates - análise de cenários) -ampliar a escuta ativa nas Varas do Trabalho
- Atualizar ferramenta para gestão de projetos
- Elaborar e executar o plano de manutenção predial
- Revisar e executar o Plano de Obras
- Implantar o Projeto de Equalização da carga e força de trabalho
- Promover o monitoramento dos requisitos do ranking da transparência
- Solucionar as inconformidades constatadas visando atender 100% dos
requisitos
- Manter monitoramento constante e rigoroso dos requisitos do ranking
- Promover o monitoramento dos requisitos do prêmio de equidade
- Solucionar as inconformidades constatadas visando atender 100% dos
requisitos
- Manter monitoramento constante e rigoroso dos requisitos do prêmio
7 - Garantir a efetividade do tratamento das demandas repetitivas 7.1 - Tempo médio entre a publicação do acórdão de mérito do precedente e a decisão do processo em que a tese deveria ser aplicada (TMPATA) 7.1.1 - Alcançar 100% de desempenho na meta - Ampliar as parcerias com grandes litigantes para solução consensual de
conflitos
8 - Aderir integralmente ao modelo nacional de gestão de pessoas 8.1 - Índice de Atendimento das Metas do Plano Intraorganizacional de Gestão de Pessoas (IAM-PIGEP)
8.2 - Índice de promoção da saúde de magistrados e servidores - meta específica da JT
8.1.1 - Alcançar 100% de desempenho na meta
8.2.2 - Obter desempenho de 100% na meta específica até o fim do ano (participação de pelo menos 10% de magistrados e 15% de servidores em ações de qualidade de vida; realizar exames periódicos em 15% dos magistrados e 15% dos servidores; realizar 3 ações preventivas e promover pelo menos uma ação em que participem terceirizados, estagiários e aprendizes)
- Montar trilha de desenvolvimento dos cargos CJ-3
- Publicar edital de competências para funções críticas (calculista, assistente de juiz e precatório)
- Disponibilizar e designar os gestores nos cursos definidos em sua trilha
- Rever as normas internas que disciplinam a matéria
- Aperfeiçoar o ambiente moodle
- Disponibilizar manuais dos serviços
- Implantar programa de desenvolvimento das lideranças por meio da gestão por competências
- Oferecer por meio de parcerias vagas de mestrado e pós-graduação para magistrados e servidores
- Atualizar os bancos de talento e de boas práticas
- Oferecer programas de desenvolvimento contínuo, como cursos,
workshops e mentorias, para aprimorar as competências dos servidores
também de nível tático e operacional
- Definir metas de desempenho para servidores da área-meio
- Desenvolver ações de saúde – preventiva individual e coletiva
- Desenvolver programas para aposentados e pensionistas
- Realizar ações e programa odontológico
- Promover ações para melhorar a qualidade de vida dos servidores e
magistrados, como programas de saúde mental e física. Redesenhar o
programa de qualidade de vida
- Ampliar os convênios e parcerias com academias para melhores condições
de acesso a magistrados e servidores
9 - Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira 9.1 - Índice de execução das dotações para despesas discricionárias (IEDD);
9.2 - Índice de Atendimento das Metas do Plano Intraorganizacional de Orçamento e Finanças (IAM-PIOF)
9.3 - Índice de cumprimento da Lei Complementar nº 200/2023 – ICLC200
9.1.1 - Alcançar 100% de desempenho, conforme metas propostas para o IEDD, conforme segue: 40%, 50%, 70% e 95% de cada ano
9.2.2 - Alcançar 100% de desempenho na meta
9.3.3 - Pagar até o limite de 100% das despesas primárias, inclusive seus restos a pagar, ao final do exercício financeiro
- Executar o Plano Intraorganizacional de Orçamento e Finanças
10 - Aprimorar a gestão, governança de TIC e a proteção de dados 10.1 - Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD)
10.2 - Índice de satisfação com os sistemas de TIC (ISTIC)
10.1.1 - Manter o nível de excelência
10.2.2 - Alcançar 100% de desempenho na meta, considerando a meta prevista para cada ano
- Aplicar a ferramenta de IA da Justiça do Trabalho em todas as suas
funcionalidades
- Automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, liberando os servidores para
atividades mais estratégicas