Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre realiza palestra sobre Violência doméstica, feminicídio e medidas de prevenção

A palestra faz parte da programação promovida pelo Tribunal durante o mês dedicado às mulheres.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) promoveu uma palestra crucial sobre temas urgentes: “Violência Doméstica, Feminicídio e Medidas de Prevenção”. A psicóloga Aline Dantas, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), ministrou a palestra de forma híbrida, com participantes presenciais no auditório do edifício-sede do Regional e outros conectados virtualmente.

A iniciativa faz parte da programação dedicada às mulheres durante todo o mês de março. Com foco na igualdade de gênero e no combate à violência, as ações visam conscientizar e empoderar. A juíza Auxiliar da Corregedoria do Tribunal, Fernanda Antunes Marques Junqueira, representando a presidência do TRT-14, deu as boas-vindas a todos os presentes.

Dados alarmantes foram apresentados pela magistrada. Segundo a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto Data Senado em parceria com o Observatório da Mulher Contra a Violência, três em cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. A pesquisa revelou que a violência psicológica é a mais recorrente, seguida por aspectos morais, físicos, patrimoniais e sexuais.

A magistrada lembrou que por conta dessa triste realidade, a Corregedoria Regional do TRT-14 lançou recentemente o projeto “Um Sinal, Uma Vida”. Esse projeto propõe uma série de medidas preventivas, incluindo a criação de canais de denúncia, atendimento e suporte, bem como a instituição de uma comissão multidisciplinar para acolher e assistir as vítimas. Além disso, profissionais de segurança que atuam no TRT-14 serão capacitados para lidar adequadamente com conflitos relacionados à violência doméstica.

“O projeto “Um Sinal Uma Vida” possui um  protocolo de formação, capacitação, atendimento, acolhimento e tratamento adequado dos conflitos que envolvem violência doméstica no âmbito da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre”. Fernanda destacou que esse protocolo abrangente visa não apenas combater a violência, mas também oferecer esperança e apoio a todas as mulheres que enfrentam essas situações difíceis no âmbito da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre.

A palestra ministrada por Aline abordou diversos aspectos cruciais. Ela discutiu os cinco tipos de violência contra a mulher, destacando que muitas vezes esses tipos ocorrem simultaneamente. “A violência psicológica, em particular, é insidiosa e gradual, passando despercebida se as pessoas próximas à vítima não estiverem atentas”. Aline ressaltou a importância de observar sinais e estar vigilante.

Após a explanação do tema, o público foi informado sobre como as servidoras do TRT-14  podem acessar o projeto “Um Sinal, Uma Vida”. E como denúncias podem ser feitas através da página principal do portal: trt14.jus.br.


Secom/TRT14 (Yonara Werri | Fotos: Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post