Novos magistrados do TRT-14 concluem curso de formação inicial

A cerimônia marca o encerramento da capacitação de 24 juízes e juízas que foram nomeados este ano.

A Escola Judicial (Ejud-14) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) encerrou o XVI Curso de Formação Inicial de Magistrados e Magistradas - Módulo Regional - 2024. A capacitação iniciada em 29 de julho de 2024, contou com a participação de 24 juízes do Trabalho Substitutos, aprovados no II Concurso Nacional Unificado para ingresso na carreira da Magistratura do Trabalho, e nomeados em agosto deste ano para atuarem na Justiça do Trabalho dos estados de Rondônia e Acre.

A solenidade de formatura, que marcou o fim de uma jornada de aprendizado e crescimento pessoal e profissional para os novos magistrados(as) ocorreu na manhã deste dia 18 de outubro, no auditório do Tribunal. A cerimônia realizada na modalidade híbrida foi transmitida ao vivo no Canal da Ejud-14 no YouTube, com acesso pela Plataforma Zoom.

A diretora da Escola Judicial abriu a cerimônia de formatura destacando a importância do curso para a formação dos novos magistrados. “Durante três meses, vocês se dedicaram intensamente ao aprofundamento dos conteúdos e práticas necessários para o exercício da magistratura. Esperamos que a Escola Judicial tenha cumprido seu papel, capacitando-os como juristas competentes e agentes transformadores da justiça, comprometidos com a equidade e justiça social. A partir de agora, vocês ingressarão na jurisdição, prontos para aplicar o que aprenderam, com o suporte contínuo da Escola Judicial e do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Desejo a todos muito sucesso nesta nova jornada,” disse a diretora Cesarineide.

O presidente do TRT-14 eleito para o biênio 2025/2026 participou remotamente para cumprimentar e desejar boas vindas aos(as) novos magistrados(as). “Desejo a todos que comecem esta nova caminhada com os pés descalços, mantendo-se republicanos, respeitosos, pacificadores e humanistas. Não se fixem em estereótipos. Mantenham-se firmes e contem conosco, estamos prontos para ajudar,” finalizou desejando boa sorte a todos e todas.

Os conselheiros da Ejud, o juiz da Vara de Trabalho de Feijó no Acre, Vicente Ângelo Rego, e a juíza da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Andrea Alexandra Barreto Ferreira, enviaram uma mensagem aos formandos, desejando muito sucesso e boa sorte na trajetória da magistratura. Eles se colocaram sempre à disposição, caso precisassem.

A juíza Nicole Isabele Oliveira Bezerra, falou em nome da turma, e ressaltou a relevância do aprendizado adquirido durante o curso. “A programação planejada pela Escola Judicial nos proporcionou uma imersão na cultura local, combinando conhecimento técnico e humanista, e nos aproximou das pessoas, os verdadeiros destinatários da justiça social”. A nova magistrada do TRT-14, destacou ainda que a formação profissional é essencial para uma justiça íntegra e empática, que atenda às necessidades da sociedade. “A Escola Judicial tem sido exemplar na capacitação de magistrados e magistradas, preparando-os para enfrentar as transformações sociais e garantir os direitos fundamentais", agradeceu a juíza formanda.

Para finalizar a cerimônia, os formandos receberam das mãos da desembargadora Cesarineide, juntamente com a juíza Andrea Alexandra e o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Celso Antonio Botão Carvalho Júnior, e o juiz titular da 8ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Antonio César Coelho de Medeiros Pereira, o certificado de conclusão da formação inicial.

Sobre o Curso de Formação

O Curso de Formação Inicial de magistrados e magistradas teve início em 29 de julho, encerrando com a cerimônia oficial de formação, em 18 de outubro. A programação incluiu diversas atividades, como visitas técnicas em Porto Velho e Rio Branco, palestras sobre ética na magistratura, e aulas voltadas ao impacto da inteligência artificial no Direito e audiências.

Saiba mais como foi a programação do Curso de Formação Inicial


Secom/TRT-14 (Yonara Werri | Fotos: Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post