Ejud-14 promove capacitação sobre análise de processos com Inteligência Artificial

Ferramenta apresentada oferece suporte crítico na análise de processos sob perspectivas de gênero, discriminação e inclusão.
Com o objetivo de apresentar novas ferramentas tecnológicas aplicadas ao Judiciário, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-14) promoveu, no dia 25/4, o curso “Análise de Pertinência de Protocolos da Justiça do Trabalho com IA”. A atividade formativa foi realizada de forma telepresencial, pela plataforma Zoom, das 11h às 12h30 (horário de Rondônia).
O curso foi ministrado pelo juiz do trabalho Jorge Alberto Araújo, titular da 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS). O magistrado apresentou o assistente de Inteligência Artificial “Análise de Pertinência de Protocolos da JT”, ferramenta de sua autoria, desenvolvida para auxiliar na análise de processos e peças judiciais sob as perspectivas de gênero, discriminação e inclusão.
A tecnologia apresentada no evento atua como suporte crítico e contextualizado, indicando a pertinência de normas e protocolos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aplicáveis a cada situação. A ferramenta detecta elementos relacionados à igualdade substantiva, interseccionalidade e combate a estereótipos, contribuindo para uma Justiça mais equitativa, sem propor alterações automáticas nos documentos analisados.
Disponível no ambiente Chat-JT, o assistente de IA pode ser utilizado por magistrados(as), servidores(as) e operadores(as) do Direito que desejem qualificar ainda mais suas decisões e manifestações processuais. A capacitação contou com a participação de cinco juízes do Trabalho, sessenta e um servidores e um advogado, reforçando o compromisso da Ejud-14 com a formação continuada e a inovação no âmbito da Justiça do Trabalho.
Secom/TRT-14 (Ana Lages - com informações da Ejud-14)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.