Curso sobre SIGEO-JT capacita gestores e fiscais de contratos do TRT-14 para uma gestão orçamentária mais eficiente

Curso sobre SIGEO-JT capacita gestores e fiscais de contratos do TRT-14 para uma gestão orçamentária mais eficiente

Notícia em Áudio

Formação reuniu 70 participantes e abordou funcionalidades do sistema, noções de orçamento público e estratégias para otimização dos recursos institucionais.

Com o objetivo de aprimorar o uso do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária da Justiça do Trabalho (SIGEO-JT), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) promoveu um curso de capacitação voltado a gestores e fiscais de contratos. A formação foi realizada na modalidade telepresencial, via plataforma Zoom, na quinta-feira (26/6), das 9h às 12h, com a participação de 70 servidoras e servidores.

O SIGEO-JT é um sistema desenvolvido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que tem como principais finalidades facilitar o planejamento e o acompanhamento orçamentário, promover a transparência na gestão financeira, alinhar procedimentos às diretrizes institucionais e contribuir para uma execução financeira eficaz.

Durante o curso, os participantes receberam noções básicas sobre orçamento público, fundamentais para a compreensão da gestão orçamentária no âmbito da Justiça do Trabalho. Em seguida, foram apresentados os módulos de Planejamento e Acompanhamento e de Execução Orçamentária do sistema, com foco na otimização dos recursos públicos e no fortalecimento da eficiência institucional.

A servidora Raimunda Tamar Souza da Rocha destacou a relevância da iniciativa: “Entendo que cursos dessa natureza devem ser incentivados porque são importantes para que os gestores e fiscais de contratos do TRT-14 aprimorem suas práticas, garantindo a utilização eficaz dos recursos públicos e buscando a melhoria contínua da gestão”.

Ela também ressaltou o impacto direto da capacitação no desempenho das unidades: “Compreender as funcionalidades do SIGEO-JT permite a tomada de decisões mais assertivas, impactando diretamente no desempenho das unidades e na consecução dos objetivos institucionais”.

A ação está alinhada ao planejamento estratégico da Justiça do Trabalho, reforçando os compromissos com a transparência, a eficiência na administração pública e o uso responsável dos recursos públicos.


Secom/TRT14 (Ana Lages)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Última atualização em 2/7/2025, às 9h53

Compartilhar este post