Magistrados do TRT-14 completam 35 anos de trajetória na Justiça do Trabalho




Notícia em Áudio
Presidente Ilson Pequeno Junior e vice-presidente e corregedor Carlos Lôbo iniciaram suas carreiras na magistratura trabalhista em 1990
Os desembargadores Ilson Alves Pequeno Junior, presidente e gestor de metas e governança do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), e Carlos Augusto Gomes Lôbo, vice-presidente e corregedor da instituição, completaram 35 anos de atuação na magistratura trabalhista em 31 de agosto de 2025.
A data foi lembrada durante a 3ª Reunião de Análise Estratégica (RAE) de 2025, realizada no dia 1º de setembro, no 7º andar da sede do Tribunal, em Porto Velho. Magistrados(as) e servidores(as) registraram com entusiasmo a importante data, reconhecendo a trajetória de compromisso dos desembargadores com a Justiça do Trabalho.
Os dois ingressaram na magistratura em 1990, aprovados no II Concurso Público para provimento de cargos de juiz do Trabalho substituto do TRT da 14ª Região, conforme a Resolução Administrativa nº 039/1990, publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia em 17 de agosto daquele ano. A turma contou ainda com a presença da desembargadora Elana Cardoso Lopes, hoje aposentada, que também construiu carreira sólida na Justiça do Trabalho regional.
Histórias de serviço público, pertencimento e vocação

Pequeno Junior em 2014.
Natural de Recife (PE), o desembargador Ilson Alves Pequeno Junior é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Antes de ingressar na magistratura, atuou por três anos como servidor do próprio TRT-14, onde exerceu cargos relevantes como de diretor-geral e de diretor da Secretaria da Corregedoria Regional.
Como magistrado, atuou nas antigas Juntas de Conciliação e Julgamento de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura (RO) e 1ª de Rio Branco (AC), onde também foi diretor do Fórum Trabalhista Oswaldo Moura. Foi presidente da Associação dos Magistrados da 14ª Região (Amatra 14) entre 1995 e 1997. Empossado como desembargador em 17 de junho de 2011, presidiu o TRT-14 no biênio 2013-2014, ocasião em que também presidiu o Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs do Brasil (Coleprecor). Foi também vice-presidente na Gestão 2015-2016. Integrou a 2ª Turma de janeiro de 2016 a dezembro de 2024. Atualmente, exerce novo mandato como presidente do Tribunal, referente ao biênio 2025-2026, além de integrar comissões e comitês voltados à governança, orçamento e sustentabilidade.

O desembargador Carlos Lôbo, por sua vez, é natural de Porto Velho (RO) e graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), em 1984. Antes da magistratura, atuou na advocacia, procurador jurídico da Assembleia Legislativa de Rondônia entre 1986 e 1990. Iniciou sua carreira como juiz nas JCJs de Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), tendo sido titular da 5ª Vara. Exerceu ainda funções no Tribunal Pleno como juiz convocado. Nomeado desembargador em 2005, presidiu o TRT-14 no biênio 2007-2008 e foi vice-presidente no biênio anterior. Também presidiu a 2ª Turma Recursal por quinze anos, de 2009 a 2024. Em 2025, assumiu a vice-presidência e corregedoria da instituição. Participa de diversos colegiados estratégicos, com atuação em temas como tecnologia da informação, gestão de pessoas e atenção ao primeiro grau.
O TRT-14 reforça o reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido dos desembargadores Ilson Pequeno Junior, Elana Lopes e Carlos Lôbo ao longo dessas mais de três décadas. Suas trajetórias refletem o compromisso com a ética, a excelência na prestação jurisdicional e a valorização da Justiça do Trabalho como instrumento de promoção da cidadania.
Secom/TRT-14 (Ana Lages | Fotos: Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.