CNJ confirma o grau de excelência do TRT-14 no índice de maturidade em TIC

Resultado final do iGovTIC-JUD coloca o Regional na liderança entre os tribunais regionais de pequeno porte e a segunda colocação entre todos os TRT’s.
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) conquistou mais um importante reconhecimento em inovação tecnológica. No ranking iGovTIC-JUD 2025, que mede a maturidade dos tribunais brasileiros em governança, inovação e uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o TRT-14 alcançou a 4º colocação entre 94 tribunais de todos os segmentos da Justiça. O resultado foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 10 de setembro.
Com pontuação de 96,52, o TRT-14 liderou entre os tribunais trabalhistas de pequeno porte. Entre os Tribunais Regionais do Trabalho, ficou em 2º lugar, atrás apenas do TRT-9 (PR), com 96,67 pontos.
É a quarta vez consecutiva que o tribunal mantém o grau de excelência no iGovTIC-JUD, consolidando-se como referência nacional em maturidade digital no âmbito da Justiça do Trabalho.
Excelência em governança e inovação
A alta pontuação evidencia a maturidade da governança de TIC do Regional, a eficiência, eficácia e efetividade na implementação de inovações e processos tecnológicos. O resultado confirma que o TRT-14 está alinhado às melhores práticas em gestão, segurança da informação, sustentabilidade e atendimento digital do poder judiciário do Brasil.
O destaque no ranking também reforça que unidades gestoras, independente de estrutura, tamanho ou orçamento devem e podem alcançar elevados padrões de qualidade na tecnologia da informação e comunicação para prestação de serviços públicos de qualidade, principalmente numa região de difícil provimento e acesso, como é o caso da região amazônica.
Liderança e compromisso estratégico
A governança de TIC é exercida por meio de comitê especializado, sob a coordenação do Vice-Presidente e Corregedor, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, e com a liderança ativa do presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior. “O resultado é fruto do comprometimento institucional do Tribunal. Esse alinhamento assegura que todas as iniciativas tecnológicas estejam direcionadas aos macros objetivos institucionais, registrados no PEP 2021/26 e nas diretrizes da gestão 2025/26, por meio do Ato Conjunto TRT-14, PRE/SCR 01/2025, ressaltou o secretário-geral da Presidência, João Bosco Miranda.
Para o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Robert Rosa, o reconhecimento não significa acomodação. “Mesmo com este resultado, o TRT-14 reafirma que a jornada não termina aqui. A busca por inovações — como automações, inteligência artificial, digitalização dos serviços oferecidos, melhoria da acessibilidade digital e participação cidadã — segue como prioridade. O próximo ciclo de avaliações servirá como espelho para ajustar práticas, ampliar capacidades e consolidar ainda mais os avanços”.
Já a chefe da Divisão de Governança, Apoio à Gestão de TIC e Iniciativas Nacionais, Christianne Mendonça, o prêmio reflete um esforço coletivo. “O grau de excelência no iGovTIC-JUD é uma vitória de todos. Cada servidor e cada área que colaborou em projetos como o Aterma IA, as melhorias de infraestrutura, o atendimento digital e as políticas de segurança da informação contribuíram diretamente para este resultado”, registrou.
>> Acesse no portal do CNJ os índices de todos os tribunais
Secom/TRT-14 (Com informações da Setic)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.