Ação social celebra o Dia das Crianças com atividades lúdicas e combate ao trabalho infantil na zona rural de Porto Velho

Ação social celebra o Dia das Crianças com atividades lúdicas e combate ao trabalho infantil na zona rural de Porto Velho

Notícia em Áudio

Evento será realizado na Escola Manoel Granjeiro, na comunidade da Viçosa, com a participação de instituições parceiras e distribuição de brinquedos.

Em celebração ao Dia das Crianças, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), por meio das suas unidades administrativas e judiciárias e com a participação da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, promoverá uma ação social na sexta-feira (10/10), das 8h às 11h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Granjeiro, localizada na comunidade da Viçosa, zona rural de Porto Velho (RO). A iniciativa irá beneficiar crianças, com idades entre 6 e 10 anos, que estudam no turno da manhã.

A ação conta com a realização de diversas instituições parceiras, como o Ministério Público do Trabalho (MPT-RO/AC), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), o Senac, o Afya Centro Universitário e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Além da entrega de brinquedos e lanche, a programação do evento contará com atividades recreativas e educativas, desenvolvidas por voluntárias e voluntários, e ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

“É um momento de celebrar a infância, mas também de dialogar com a comunidade sobre os direitos das crianças. A brincadeira é um direito, o trabalho infantil não”, reforça o  presidente e gestor de metas e governança do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, que também é presidente da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo a Aprendizagem.

A ação tem como objetivo proporcionar um momento de afeto, diversão e cuidado com as crianças da comunidade, ao mesmo tempo em que reforça a importância da proteção integral da infância — princípio previsto na Constituição Federal e na legislação trabalhista brasileira.

Fortalecendo direitos e promovendo cidadania

O combate ao trabalho infantil é uma das prioridades da Justiça do Trabalho. Iniciativas como essa reforçam o papel do Poder Judiciário na promoção da cidadania e na conscientização da sociedade sobre os riscos e consequências da exploração de crianças e adolescentes.


Secom/TRT-14 (Ana Lages)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
 

Compartilhar este post