Expojud 2025: representantes do TRT-14 participam do maior congresso internacional de tecnologia e inovação da Justiça

No evento, a Escola Judicial apresentou em painel com outras escolas as inovações com o uso da IA no aperfeiçoamento da formação de magistrados e servidores

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) teve participação marcante e reforçou seu compromisso com a inovação ao participar da Expojud 2025, maior congresso internacional de Tecnologia, Inovação e Direito voltado ao Ecossistema de Justiça e órgãos de controle. Representantes da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre contribuíram com discussões essenciais sobre temas relevantes envolvendo o uso da Inteligência Artificial (IA).

Integraram a comitiva o presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, a diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, a juíza do Trabalho e supervisora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau de Porto Velho (Cejusc) e vice-diretora da Ejud-14, Soneane Raquel Dias Loura Simioli, o secretário-geral, João Bosco Machado de Miranda, e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robert Armando Rosa.
Durante o evento, o presidente Ilson Pequeno enfatizou o potencial transformador da Inteligência Artificial na Justiça do Trabalho. “A IA se tornou uma ferramenta estratégica para aprimorar a prestação jurisdicional. Ela nos ajuda a ser mais eficientes, acessíveis e, acima de tudo, mais efetivos para a sociedade”, frisou o desembargador.

O secretário-geral João Bosco Miranda acrescentou que o investimento em tecnologia caminha lado a lado com a qualificação profissional. "A IA é um caminho promissor para modernizar nossos processos e garantir que a Justiça do Trabalho continue a cumprir seu papel fundamental na proteção dos direitos dos trabalhadores. Estamos investindo em tecnologia e capacitação para alcançar esses objetivos".

Escola Judicial e o futuro da formação

A Escola Judicial (Ejud-14), sob a direção da desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, apresentou seus avanços durante o Painel Leaders Talks Escolas Judiciais, onde foram demonstradas aplicações práticas da IA em iniciativas pedagógicas e administrativas, que estão sendo utilizada de forma responsável e transparente, sempre com a validação humana, para otimizar processos e aprimorar a formação. 

Desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, durante o Painel Leaders Talks Escolas Judiciais

"Na Ejud-14, vemos a Inteligência Artificial como uma poderosa aliada na busca pela excelência na formação dos nossos magistrados e servidores. Nosso objetivo é utilizar a tecnologia para aprimorar a qualidade do ensino, otimizar processos e garantir que nossos profissionais estejam sempre preparados para os desafios do futuro", afirmou a desembargadora.
Cesarineide destacou as diversas aplicações da IA, tais como na avaliação de normas e diretrizes, elaboração de expedientes padronizados, otimização da comunicação junto aos públicos de interesse, apoio ao Plano de Capacitação e no aprimoramento dos projetos pedagógicos.

Sobre a Expojud

Realizada de 14 a 16 de outubro, em Brasília, a Expojud reúne especialistas, magistrados, gestores públicos e empresas de tecnologia para debater soluções inovadoras aplicadas ao setor judiciário. O evento se consolidou como referência internacional em tendências que fortalecem a digitalização, a eficiência e o acesso à Justiça em todo o país.


Secom/TRT-14 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post