TRT Comunidade promove cidadania em Rolim de Moura com ações inclusivas e atendimento à população em situação de rua

Mutirão social contou com mais de 15 instituições parceiras e a atuação do programa Pop Rua Jud

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou a 22ª edição do TRT Comunidade, levando cidadania, saúde, orientação jurídica e diversos serviços públicos ao município de Rolim de Moura (RO). A ação ocorreu no sábado (6/12) das 8h às 13h, na Faculdade FAROL, com transporte gratuito e a participação de mais de 15 instituições parceiras e mais de 250 atendimentos.

>> Acesse a galeria de fotos do TRT Comunidade

Pop Rua Jud

Com foco na inclusão social e no fortalecimento da cidadania, a edição contou com a atuação do programa Pop Rua Jud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove o acesso à justiça e a serviços públicos para pessoas em situação de rua.  Foi realizada parceria com o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social para transporte das pessoas em situação de risco para o local dos atendimentos, promovendo a inclusão e o acesso à cidadania das pessoas em situação de rua de Rolim de Moura.

O programa integrou-se aos atendimentos promovidos pelo TRT-14 com atermação de reclamações trabalhistas, esclarecimentos sobre conciação, promoção do trabalho seguro e combate ao trabalho infantil, além de ações de diversas instituições parceiras, entre elas a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a Prefeitura de Rolim de Moura, o Ministério do Trabalho e Emprego/SINE, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Rolim de Moura, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra 14), o Serviço Social da Indústria (SESI-RO), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), o programa Tudo Aqui e a Faculdade de Rolim de Moura – FAROL.

TRT Comunidade há mais de 25 anos fazendo Justiça

A iniciativa, que hoje se consolida como uma das mais relevantes ações sociais do TRT-14, teve sua origem justamente em Rolim de Moura, no ano de 1999, quando a Vara do Trabalho comemorava seu sétimo ano de instalação. Desde então, o projeto evoluiu e ampliou seu alcance, levando cidadania e acesso à justiça a milhares de pessoas em Rondônia e Acre.

Interiorização e acesso à justiça

Para garantir o acesso de toda a comunidade, o TRT-14 ofereceu transporte gratuito com saídas de vários pontos da cidade, o que facilitou a participação de moradores de áreas mais distantes. “É uma grande oportunidade para quem precisa de atendimento, mas enfrenta dificuldades no dia a dia. O evento possibilitou o acesso e a acessibilidade à população e em nossa região, o desafio é maior, por isso exige-se a interiorização e conectividade institucional”, destacou o juiz José Roberto Coelho Mendes Junior, da Vara do Trabalho de Rolim de Moura.

Durante a abertura do evento, o presidente e gestor de governança e metas do TRT da 14ª Região, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, destacou o papel social do programa: “O TRT Comunidade é uma demonstração concreta do compromisso da Justiça do Trabalho com a inclusão social. Reunir tantos parceiros, oferecer serviços essenciais e ir ao encontro das pessoas, especialmente em regiões com menos acesso, é uma forma de fortalecer nossa missão institucional e valorizar cada cidadão e cidadã”.

Ação consolidada

Com mais de 65 mil atendimentos acumulados em suas edições anteriores, o TRT Comunidade se consolida como uma das principais ações sociais da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre. O projeto se mostra essencial para aproximar o Poder Judiciário da população, em especial de grupos vulneráveis.

O evento reafirma os princípios da Justiça do Trabalho como transparência, responsabilidade social, acessibilidade a todos os cidadãos.


Secom TRT14 (Ana Lages)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte
 
 

Compartilhar este post