TRT-14 promove a prevenção e o enfrentamento contínuo contra o assédio moral, sexual e discriminação
Saiba como reconhecer essas práticas nocivas para o local de trabalho, as vítimas e o próprio assediador ou assediadora.
No cenário profissional, é fundamental compreender e reconhecer situações de assédio moral, assédio sexual e discriminação. Esses comportamentos prejudicam a saúde mental, a produtividade e a igualdade no ambiente de trabalho. Recentemente, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), por meio do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual de Primeiro e Segundo Grau, e a Ouvidoria do Regional, lançou um folder digital com orientações essenciais sobre o tema.
De forma simples, o material traz informações importantes sobre essas práticas nocivas. O folder explica os conceitos, como identificar os casos, orientações de prevenção, sequelas, os canais oficiais para o recebimento de denúncias, entre outras informações relevantes para o combate e enfrentamento.
Vale destacar que as práticas são prejudiciais à vítima, ao local de trabalho, podendo o assediador ou assediadora ser punido com afastamento do local de lotação, penas de advertência, suspensão ou mesmo demissão, a bem do serviço público.
Para o enfrentamento de todos os tipos de assédio e discriminação no ambiente de trabalho, o TRT da 14ª Região mantém uma campanha contínua. As ações são coordenadas pelos Subcomitês de 1º e 2º graus. Já a Ouvidoria-Geral é o setor responsável pelo tratamento das denúncias, que podem ser feitas por meio de contatos disponíveis no portal do TRT-14 (acesse aqui).
Mais orientações e dicas sobre o tema, confira aqui um vídeo disponível no canal do TRT-14 no YouTube.
Secom/TRT-14 (Yonara Werri | Fotos: Banco de Imagens)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.