O presente projeto tem por objetivo auxiliar as unidades de 1º grau a desenvolver técnicas de gestão e resultados mais consistentes, baseados na cooperação entre as varas e demais unidades de apoio, tendo como visão preponderante as necessidades e dificuldades relatadas.

O objetivo também é alinhar os compromissos do LIODS14 com a oportunidade de melhoria de algumas varas que têm maior margem para desenvolvimento, quando se avalia o IGest. A aplicação de ferramentas não usuais na rotina das unidades e que podem ser consideradas como inovadoras, como brainstorming, design thinking, plano de ação no formato 5W2H, dentre outras, podem auxiliar muito neste desenvolvimento.

O Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual (NAAV) foi criado para prestar atendimento virtual, voltado aos usuários que necessitam ajuizar uma ação de competência da Justiça do Trabalho.

Qualquer pessoa capaz para os atos da vida civil e desde que não tenha advogado. Pessoas incapazes deverão ser devidamente representado ou assistido.

Lançada em março deste ano, a assistente virtual da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, Raíra, está programada para responder perguntas relacionadas a consulta de processos judiciais, formas de contato com as unidades do TRT-14, informações como ajuizar ação sem advogado, dentre outros assuntos.

Raíra, de origem indígena, significa "humana"

O projeto consiste no estabelecimento de parcerias com outros órgãos públicos para ampliação do atendimento e acesso aos serviços do TRT14, por meio do compartilhamento de espaços físicos.

Cidadãos que residem nos municípios acreanos de Acrelândia, Tarauacá e Xapuri, por exemplo, onde não há Varas do Trabalho instaladas, ganharam uma nova forma de acesso à Justiça do Trabalho, graças à parceria realizada com a Defensoria Pública do Estado do Acre, permitindo atendimentos do TRT14, por meio do Balcão Virtual, dentro das instalações da Defensoria. A assinatura de Termo de Cooperação se deu em 10 de março de 2022.

Além da DPE, o Tribunal de Justiça de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Rio Branco (AC) e outras instituições se prontificaram a ceder parte de seu espaço físico para atendimento da população que não tem acesso à internet tampouco meios e recursos financeiros para se deslocar.

Para melhor se adequar ao contexto de trabalho remoto e telepresencial, foi criado um escritório de trabalho compartilhado, que pode ser utilizado livremente pelos colaboradores do Tribunal, para exercer suas atividades de modo presencial, se assim o preferir, ou nas ocasiões em que for necessário.

Este modelo, além de representar uma ruptura com o layout anterior, em que havia a divisão dos espaços de trabalho de acordo com os diferentes setores, traz diversos benefícios, tais como otimização dos gastos, melhor aproveitamento do espaço físico, compartilhamento de recursos, etc.