TRT-14 aprova o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2025-2026
Documento orientará programas e projetos e reflete alinhamento à Estratégia Nacional do Poder Judiciário e aos desafios digitais.
Com foco na transformação digital, governança e na gestão estratégica, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2025-2026. O documento foi oficializado por meio da Portaria GP nº 87/2025, publicada em 22/1/2025.
A servidora e chefe da Divisão de Governança, Apoio à Gestão de TIC e Iniciativas Nacionais, Christianne Araújo Mendonça Angelini, apresentou o método utilizado para criação do plano: “Nós demos início a esse trabalho em setembro de 2024, iniciamos com a organização da equipe e depois criamos um formulário para coleta de ideias para projetos e apresentamos para as unidades, e diante disso saiu um conjunto de propostas de projetos.”
Durante a apresentação da minuta à alta administração, realizada no dia 14/1, o presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, destacou a importância do PDTIC. “Este plano representa nosso compromisso com a eficiência e a modernização tecnológica, sempre alinhados às diretrizes da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. Parabéns a toda equipe envolvida.”, afirmou.
>>> Saiba mais: Leia a íntegra do PDTIC 2025-2026, disponível aqui.
Plano Diretor e Projetos
O plano orienta as iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para os próximos dois anos, alinhando-as à Estratégia Nacional do Poder Judiciário (2021-2026) e aos desafios da proteção de dados e da transformação digital.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robert Rosa, reforçou na sua fala sobre os objetivos das novas propostas do Plano: “O PDTIC é o principal documento da área de TIC. É através dele que a TI materializa as necessidades apresentadas pelo órgão em relação a aplicação da tecnologia para melhorar o serviço público”.
O PDTIC 2025-2026 também reflete os desafios impostos pela transformação digital e pela necessidade de priorizar recursos e investimentos. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) será responsável pelo gerenciamento do plano, assegurando a execução das ações definidas, estabelecendo programas e projetos prioritários para promover a inovação tecnológica e o uso eficiente dos recursos institucionais.
Modelo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação
O Modelo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do TRT-14 é definido pela Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PGTIC), instituída pela Resolução Administrativa N. 082, de 25 de outubro de 2022. Ele está alinhado às orientações do Conselho Nacional de Justiça acerca da Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário, estabelecidas mediante a Resolução nº 370/2021 (ENTIC-JUD).
Secom/TRT-14 (Ana Lages)
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